Matérias - 02/03/2024 | 09h49m
MAM celebra 50 anos de reabertura
Resende - A Casa da Cultura Macedo Miranda, abre no dia 5 de março, às 14h, a exposição ‘Anos 70: MAM Renasce’, que celebra a reabertura do Museu de Arte Moderna de Resende em 1974, após ter suas atividades encerradas na década de 50. A mostra ficará aberta para visitação até 5 de abril, sempre de segunda a sexta-feira, de 10h30 às 17h, com entrada gratuita.
Criado em 1950, o Museu de Arte Moderna de Resende é considerado um dos primeiros dedicados à arte moderna e contemporânea criado no interior do país. De seu primeiro acervo estão obras de artistas como Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Santa Rosa, Poty, Guinard e Iberê Camargo, dentre outros. Em 1952, fechando pouco tempo depois de sua abertura por falta de recursos públicos à época, o MAM de Resende só retomou às atividades em 1974, motivo da celebração que acontece em março.
Segundo a diretora do MAM, Carmem Aguiar, a exposição idealizada para comemorar o renascimento do museu, fará uma imersão no tempo, focando as obras criadas e expostas na década de 70. Ao todo, 37 obras da década de 70 do acervo do MAM farão parte da mostra.
- Vasculhamos nosso acervo em busca das obras relevantes do período, com o objetivo de oferecer ao público uma viagem no tempo e na arte produzida naquela década. Para tornar a visitação ainda mais imersiva, criamos uma ambientação alusiva aos anos 70, relembrando filmes, músicas e objetos icônicos do período - disse Carmem.
O Museu de Arte Moderna de Resende fica na Rua Dr. Cunha Ferreira, 104, no Centro Histórico. Informações e agendamentos de grupos podem ser realizados telefone (24) 3360-4470.
Foto: PMR