Segunda-feira, 20 de maio de 2024 | 17:24

Matérias - 16/01/2016 | 12h56m

Kadu Farias abre agenda de 2016

Barra Mansa

A agenda de trabalhos de Kadu Farias foi intensa em 2015. O relógio não cessou para a criatividade dos traços guardados por admiradores das charges e caricaturas. “Não posso reclamar. Fiz várias encomendas e participei de muitos eventos. Chegou a um ponto, que parei para reorganizar tudo para não atrapalhar o andamento dos trabalhos, porque a maioria era presente de fim de ano ou formatura” - diz em tom bem humorado.

 

Para o ano novo, a meta é inicialmente “colocar a casa em ordem”. “Parece, que meu trabalho é só desenho, mas não é. Há todo um momento de estratégia, divulgação e planejamento antes de pensar no desenho em si, que é só a ponta do iceberg. Uma parte as pessoas olham, mas há muita coisa envolvida. Tenho vários projetos em andamento para 2016” - garante, falando sobre o cronograma semanal:

 

- Começa segunda-feira, quando crio uma agenda. Nunca é a mesma, que encerra a anterior, porque preciso de um norte para seguir. Com o planejamento na mão, começo a produção das encomendas da semana. Em geral, os desenhos são feitos pela manhã e coloridos à noite. À tarde presto serviço para uma agência de publicidade e nos finais de semana, a produção pára, quando me limito a responder orçamentos e trabalhos em eventos - explica.

 

A primeira publicação ocorreu em 1988 com tirinhas para o caderno infantil do Jornal A Tribuna (Santos/SP). “Publiquei também em outros veículos, mas considero meu começo mesmo em 1996 no jornal Opção, quando comecei a levar mais a sério o trabalho com desenho”, retorna ao passado o cartunista, dando motivos para sua empolgação: “Acredito, que o mais empolgante na minha rotina é justamente não ter rotina. Um dia estou produzindo desenhos para formatura, outro estampas para camisas, outro fazendo desenhos para canecas, outro ilustrando um livro... Isso me empolga. O importante não é fazer o que gosta. É gostar do que faz.”

 

Vários são os temas propostos pelos clientes. Os mais procurados nas charges são “variedades” e “política”. Para caricaturas são formandos, noivos, aniversários, confraternizações e presentes de namoro. “Varia muito da época do ano” - informa Kadu.

 

DAVID BOWIE - Ao ter conhecimento da morte do músico inglês domingo, dia 10, aos 69 anos, Kadu fez sua homenagem e divulgou nas redes sociais. Vários desenhistas, artistas e outros profissionais também se expressaram. A UOL selecionou alguns e Kadu foi um deles, informação que recebeu do amigo e ilustrador Jal.

 

PRODUTOS E SERVIÇOS - A caricatura pode ser entregue em vários formatos como em canecas (de chopp e outras), baldes de pipoca, squeezes, camisetas e cardápios. “O que pensar pode ter uma”, sugere Kadu

 

O cliente solicita os trabalhos através do facebook kaducaricaturas, whatsapp ou e-mail atendimento@kadufarias.com.br