Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | 18:17

Matérias - 20/10/2017 | 06h55m

Ouvidoria lança canal digital direto com a população

Resende
Para falar com a Ouvidoria Geral da prefeitura o novo número é 162. A substituição da central telefônica do tipo 0800 para o sistema de três dígitos foi inspirado na Ouvidoria Geral da Controladoria Geral da União, trará rapidez no atendimento e economia aos cofres públicos. O antigo sistema era alugado, eliminando o custo mensal de R$120 mil ao final de um ano.

Com a introdução da nova tecnologia, qualquer cidadão através de um celular, tablet ou computador conseguirá acessar a plataforma e fazer sua solicitação, dúvida, reclamação e elogios no e-Ouv da prefeitura. A Ouvidoria continuará recebendo todos os tipos de reclamação ou sugestão presencialmente, no Centro Administrativo Dr. Jeferson Bruno, no Jardim Jalisco.

Criado em 2012 pela Ouvidoria-Geral da União (OGU), o tridígito 162 é utilizado pelas ouvidorias de cinco estados e de sete municípios das regiões norte, nordeste e sudeste, além da Ouvidoria-Geral do Distrito Federal e do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM/CE). A iniciativa é resultado de parceria entre a prefeitura, a OGU e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A Ouvidoria informou que o novo serviço chamado e-Ouv passou pela fase de testes, treinamento e agora está em operação. Profissionais das áreas da educação, saúde e vários segmentos da administração pública participaram do treinamento para utilização do e-Ouv.

O primeiro passo é o cidadão selecionar o tipo de manifestação que ele deseja. Se é uma denúncia, reclamação, solicitação, sugestão ou elogio. Em seguida, ele escolhe qual órgão receberá essa demanda. Após esse procedimento, é feita a identificação da pessoa e a descrição do que ela quer obter. É concluída essa etapa e ela passa a monitorar o andamento da sua solicitação - explicou o Ouvidor Geral de Resende, Ronaldo Gomes.

Foto: PMR