Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | 21:35

Resende - 09/02/2018 | 08h57m

Resende entrega mais três creches

Resende
O mês de fevereiro, que marca a volta às aulas, está sendo muito especial para a educação no município. O motivo são as obras de reforma e revitalização que a prefeitura realizou em diversas unidades educacionais, que ficaram de cara nova e muito mais atrativas para os estudantes. No total, quatro unidades totalmente revitalizadas - uma escola e três creches - estão sendo entregues neste mês aos seus verdadeiros donos: os alunos e seus professores.

Sexta-feira, dia 9, às 8h, foi a vez dos pequenos alunos da Creche Municipal Novo Surubi, localizada no Ciep Maria Dulce Freire Chaves, conheceram o novo espaço onde estudarão. A creche, que funcionava no terraço da escola, em estado precário e sem nenhum atrativo para os alunos, está sendo transferida para o primeiro pavimento do prédio, que foi todo adaptado para receber os pequeninos.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Rosa Frech, entre as obras realizadas no local estão a adaptação dos banheiros, que ganharam louças no tamanho adequado para os alunos, além de área para banho, limpeza e pintura das salas de aula e uma decoração toda especial no corredor, que ganhou desenhos coloridos e muita alegria. Outra boa notícia para os pais é a ampliação do número de alunos, que passará de 45 em 2017 para 70 este ano.

- O aumento das vagas está sendo possível porque a ala onde a creche vai funcionar a partir de agora possui quatro salas de aula grandes. No espaço anterior, eram três salas apenas e todas menores que as atuais - disse a secretária Rosa Frech, explicando que neste primeiro pavimento também funcionará a pré-escola, com alunos entre 4 e 5 anos.

Esta semana, a prefeitura abriu o ano letivo de 2018 com a entrega da Escola Municipal Maria de Assis Barboza, localizada no bairro Cabral, e que foi completamente recuperada e revitalizada pela administração municipal durante as férias escolares. Durante a entrega, os estudantes e seus pais puderam ver a verdadeira transformação pela qual a escola passou, após mais de dez anos sem receber nenhuma melhoria.

São Caetano: sonho realizado
Além do Cabral e do Novo Surubi, os pais dos alunos do bairro São Caetano também podem começar a comemorar. Este mês, depois de dez anos de espera, a comunidade finalmente ganhará sua primeira Creche Municipal. A inauguração da unidade, que atenderá 51 alunos, está marcada para segunda-feira, 19, às 8h. A nova creche funcionará na antiga Escola Municipal José Roberto Sampaio, que foi toda adaptada para receber crianças de um a três anos. Entre as obras realizadas no prédio estão a reforma do telhado, colocação de grades, pavimentação da calçada e a construção de novos espaços, como uma lavandeira e um depósito. Além disso, os banheiros foram adaptados para a idade das crianças e todo o prédio recebeu pintura especial, com desenhos que remetem ao universo infantil.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, para implantar a creche, atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade, a prefeitura, em comum acordo com os pais, transferiu os alunos maiores, da educação infantil, para o Ciep Municipalizado Geraldo da Cunha Rodrigues, que também fica no bairro.

Morro do Cruzeiro: cara nova
Os 58 alunos da Creche Municipal Morro do Cruzeiro, vão conhecer todas as novidades da escola na terça-feira, 20, às 16h, quando será feita a entrega oficial das obras de revitalização da unidade, realizadas em parceria com a Fundação Abrinq. Entre as melhorias realizadas, estão a troca de todo piso da creche, a construção de uma brinquedoteca e a adequação da louça dos banheiros. Para tornar o ambiente ainda mais atrativo para os alunos, a unidade também ganhou pintura geral das áreas interna e externa, pintura do parquinho e grafitagem das paredes com desenhos infantis.

O trabalho de reforma e revitalização das unidades, segundo o prefeito Diogo Balieiro Diniz, terá continuidade ao longo deste ano, beneficiando outras unidades da rede.
- Ao longo deste ano, vamos reformar e revitalizar 50% das nossas escolas e creches, que hoje são responsáveis pelo atendimento de mais de 14 mil alunos. Quando assumimos, encontramos essas unidades bastante deterioradas, com as instalações muito ruins e sem nenhum atrativo para as nossas crianças. Hoje, esta realidade é bem diferente, como mostra as escolas Maria de Assis Barboza, no Cabral, e as creches do Novo Surubi, Morro do Cruzeiro e José Roberto Sampaio, em São Caetano - frisou o prefeito.

Foto: PMR