Quinta-feira, 19 de julho de 2018 | 08:36 Expediente | Anuncie Aqui
Buscar notícia
Sul Fluminense
Volta Redonda começa vacinação contra gripe dia 23
Publicado em 16/04/2018 | 06h03m
 

Volta Redonda
O município participará da campanha nacional de vacinação contra influenza disponibilizando as doses nas 44 unidades da Atenção Básica e na Policlínica da Melhor Idade, que funciona na Rua 546, 95, Jardim Paraíba. A campanha começa terça-feira, 23, e vai até 30 de maio, sendo o sábado, dia 12 de maio, o Dia D de Vacinação.

O secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, afirma que o objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população.
“A vacinação mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações”, disse.

Os grupos que devem procurar as unidades de saúde são crianças de seis meses a quatro anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto). Também estão incluídos trabalhadores da área de saúde; professores; toda população indígena, a partir dos seis meses de idade; e indivíduos com 60 anos ou mais de idade.

Ainda devem se vacinar os portadores de algumas doenças crônicas não transmissíveis munidos da indicação médica. Estão incluídos casos de doença respiratória crônica; doença pulmonar obstrutiva crônica; doenças intersticiais do pulmão; doença cardíaca crônica; doença renal crônica; doença hepática crônica; e doença neurológica crônica. Além do diabetes; imunossupressão; obesos grau III; transplantados; e portadores de trissomias - Sídrome de Down, Sídrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany.

Além desses, recebem a vacina adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e a transmissão ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções. O contágio é muito elevado em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semi-fechados. A transmissão também é elevada em aviões, navios e outros meios de transporte coletivo.

Para evitar o contágio é preciso redobrar a atenção com a higiene das mãos e evitar aglomerações. Procure utilizar lenços descartáveis, evite tossir nas mãos, que são veículos de transmissão, lave sempre bem as mãos com água e sabão e use papel-toalha, evite lugares fechados e com grande número de pessoas, mantenha os ambientes ventilados e não compartilhe objetos de uso pessoal. Lembrando que a vacinação é uma das formas de prevenção mais eficientes, é indicada a partir dos 6 meses de vida.

É importante ressaltar que, mesmo com gripe é possível tomar a vacina, exceto que apresente febre, que neste caso a vacinação deverá ser adiada. O objetivo de tomar a vacina contra gripe é prevenir novos casos se houver um surto. Se a pessoa estiver contaminada com o vírus, a dose não vai fazer efeito contra essa infecção.

O prefeito Samuca Silva, aconselha à população alvo da campanha, que vai durar cerca de um mês e meio, a se programar para comparecer à unidade de saúde mais próxima de casa.
“A campanha também deve ser divulgada entre os vizinhos, no trabalho, nas redes sociais. Quanto mais pessoas vacinadas, menos casos novos e menos transmissão da doença. Vale reforçar que a vacina não provoca gripe”, afirmou.

Ela é produzida com vírus mortos e inativados, incapazes de causar a doença. A vacina trivalente é composta de cepas de vírus da gripe A (H1N1 e H3N2) e uma cepa da influenza B. E, nunca é demais lembrar, a vacina deve ser tomada todos os anos porque o nível de anticorpos se reduz ao longo dos meses.

Os eventos adversos mais comuns da vacina contra a gripe são dor local, endurecimento e vermelhidão, que podem durar até 48 horas. Mais raramente a vacina ocasiona reações sistêmicas, como febre e dores musculares.

Foto: SECOM/PMVR

 
 
 
Leia também
• ProJovem Urbano tem inscrições prorrogadas
• Penedo não receberá ônibus durante Encontro de Motociclistas
• Mangaratiba receberá agência do SINE-RJ
> Mais notícias
Jornal VALESULONLINE - Notícias da Região Sul Fluminense - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por LogoMidia