Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | 21:33

Barra Mansa - 15/05/2018 | 08h36m

Barra Mansa abre Maio Amarelo com caminhada

Barra Mansa
Cerca de 50 alunos da Escola Municipal Geraldo Ozório Rodrigues, localizada na Vila Coringa, participaram na manhã de segunda-feira, 14, na Avenida Joaquim Leite, da caminhada de abertura das atividades do Maio Amarelo, organizada pela Guarda Municipal.

O evento foi animado pela Banda Marcial do Projeto Músicas nas Escolas e teve como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

Durante a caminhada foram distribuídos informativos abordando os cuidados elementares para evitar acidentes ao volante.

A ação foi aprovada pela população. Luciana Marques Rodrigues, funcionária de um estabelecimento comercial disse da importância da proposta.
“As pessoas pararam para ver as crianças com cartazes e faixas sobre o assunto, assim como a banda. Isso por si só, já chama a atenção”, destaca.

Maria das Graças, proprietária de uma loja de roupas, disse acreditar que através das crianças é possível influenciar a opinião dos pais.
“Elas se tornam multiplicadoras e formadoras de opinião e podem auxiliar na educação do trânsito”, aposta a empresária.

O Maio Amarelo está em sua quinta edição e visa fomentar na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos no trânsito. O Brasil registra cerca de 47 mil  mortes no trânsito por ano, sendo que deste total cerca de 400 mil pessoas ficam com algum tipo de sequela. Em Barra Mansa, durante 2017 foram registrados 550 acidentes. Nestes primeiros meses de 2018, as ocorrências chegam a 163 (até o dia 9/5), segundo fontes da Guarda Municipal.

A prevenção a acidentes no trânsito é realizada em Barra Mansa pela Secretaria de Ordem Pública, que mantém o Programa de Educação no Trânsito. De acordo com a subcoordenadora do PET, Alcilene Novais, integrantes do projeto realizam palestras em diversas escolas do município.
“Nesses encontros abordamos a importância do uso de cadeirinhas para crianças menores de cinco anos, a obrigatoriedade do cinto de segurança, os riscos do celular ao volante, assim como o álcool e outras drogas. Outro destaque é para a travessia de ruas na faixa para pedestres”, detalha.

As atividades do Maio Amarelo prosseguem até o fim do mês. Terça-feira, 15, haverá uma orientação especial nos bairros Ano Bom e Nove de Abril. Na quarta-feira, 16, será na Vila Nova e Nove de Abril. O horário será de 9 às 14h. No dia 16 de maio também será feito um seminário no SEST/SENAT às 18h30min.

Programação:
Dia 15 – Campanha de conscientização
Local: Praça das Nações Unidas, no Ano Bom, e Nove de Abril
Horário: de 9 e 14h

Dia 16 – Campanha de conscientização
Local: Vila Nova e Nove de Abril
Horário: de 9 e 14h

Dia 16 – Seminário no SEST/SENAT
Local: Rua Rômulo Carlos Tomás, 402, Barbará
Horário: 18h30min

Dia 17 – Entrega dos certificados do projeto Sala de Trânsito na Escola Municipal Antônio Rocha
Local: Estrada Fazenda dos Coqueiros, 55, distrito de Antônio Rocha
Horário: 10h

Dia 18 – Entrega dos certificados do projeto Sala de Trânsito na Escola Municipal Jahyra Fonseca Drable e caminhada
Local: Praça Leopoldo Monteiro da Silva, RJ-143
Horário: 9h

Dia 20 – 2º Passeio Ciclístico de Educação no Trânsito
Local: Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, no Centro (Beira-Rio)
Horário: 8h

Dia 23 – Palestra de Segurança no Trânsito no Senai e Sesi
Local: Senai – Rua Senhor do Bonfim, 130, Bom Pastor
Sesi – Avenida Argemiro de Paula Coutinho, 2.000, Centro
Horário: de 9 e 19h

Fotos: CCS/PMBM