Sábado, 20 de abril de 2024 | 02:19

Matérias - 18/07/2018 | 08h09m

Hospital Maria de Nazaré recebe ambulância UTI Neonatal

Barra do Piraí
O prefeito Mario Esteves, entregou a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel Neonatal ao Hospital Maria de Nazaré. O veículo totalmente equipado para assistir gestantes, bebês e crianças estará à disposição da unidade de saúde para qualquer eventualidade.

Com a chegada da UTI Móvel Neonatal, parte da burocracia, que envolvia a prefeitura e Corpo de Bombeiros, acaba, uma vez que, quando acionada, a UTI do Governo do Estado demorava mais de duas horas para chegar ao local. O veículo efetuado por contrato com a Secretaria de Saúde é equipado com todos os mecanismos necessários a evitar maiores complicações às gestantes ou bebês puerperais, no que tange ao transporte a outras cidades.

O diretor geral do Hospital Maria de Nazaré, Wagner Teixeira explicou que a demora para que a ambulância dos Bombeiros chegasse na cidade beirava as seis horas.
“O trâmite será rápido. Antes demorava muito tempo para realizar a transferência para outro hospital, cerca de seis horas, causando risco para a população. Hoje a resposta será imediata, permitindo salvar vidas, tanto para gestantes, quanto aos recém nascidos”, frisou.

De acordo com o secretário de Saúde do município, Juberto Folena de Oliveira Junior, após a requisição dos três hospitais feita pela prefeitura junto ao Ministério Público e amplamente divulgada junto à população, os barrenses começam a respirar aliviados. Admite que precisa de mais investimentos, mas que a gestão atual busca o caminho certo.

“Muito ainda se tem pra fazer. Mas estamos no caminho certo após estas intervenções. Apresentamos uma gestão com qualidade, dentro do orçamento repassado pela secretaria, dando mais dignidade e atendendo aos munícipes com respeito e transparência. Vale lembrar que estamos usando o dinheiro público de forma correta; damos transparência ao Conselho Municipal de Saúde e Ministério Público. As coisas estão fluindo; demos um grande avanço, mesmo tendo que avançar mais”, completa Juberto.

A ambulância contém equipamentos de última geração, capazes de manter o paciente estável, como se estivesse num hospital. Em seu interior, o profissional de Saúde que estiver conduzindo a aparelhagem vai contar com monitor multiparametros, respirador, desfibrilador, bomba infusora, ambu, laringoscópio - adulto e infantil e neonatal - e encubadora de transporte; todos com suporte para adulto pediátrico e neonatal.

Em suas redes sociais, o prefeito parabenizou a equipe responsável pela condução do processo, que foi capaz de trazer para a cidade esta conquista inédita.
“Era um sonho das gestantes. Esperamos não ter que usar este veículo, mas se desejamos salvar vidas, temos que ter este aparato. Me sinto muito grato a Deus pela oportunidade de entregar a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel Neonatal, que ficará à disposição no Hospital Maternidade Maria de Nazaré”, finalizou.