Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | 03:32

Matérias - 20/07/2018 | 13h26m

Pinheiral contemplada com pluviômetro automático

Pinheiral
A cidade foi contemplada com um pluviômetro automático, equipamento que tem como objetivo melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais. A instalação do pluviômetro faz parte da política preventiva estabelecida pelo Departamento de Defesa Civil e foi viabilizada através de um Acordo de Cooperação Técnica entre a prefeitura, através do Departamento Municipal de Defesa Civil, e o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação.

O pluviômetro automático é um equipamento meteorológico usado para recolher e medir em milímetros a quantidade e a intensidade das chuvas que possam deflagrar, por exemplo, deslizamentos de terras, inundações e enxurradas.

O Diretor da Defesa Civil Municipal, Dickson Widmann, explicou que o aparelho coleta os dados em tempo real, a partir de uma simples consulta ao site do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden).
“Através do site, conseguimos saber informações antecipadas de eventos que possam causar problemas na cidade, como por exemplo, estiagem, enxurradas, enchentes ou qualquer tipo de desastre natural e prevenir qualquer tipo de dano à população e perdas econômicas e sociais", explicou Dickson.

Além do pluviômetro automático, o município possui a Cartografia de Risco Iminente a Escorregamento em Encostas do Município, onde foram identificadas vinte e oito áreas de risco iminente e outras com grau menor de risco.

Dickson ressalta que o pluviômetro automático instalado será mais uma ferramenta e facilitará ainda mais o trabalho desenvolvido pela Defesa Civil, principalmente, na hora de alertar as famílias que moram em áreas de risco, de forma mais ágil.
“O pluviômetro foi instalado numa área estratégica, que visa melhorar a previsão de desastres naturais, durante o período chuvoso e também de estiagem”, garantiu.

O pluviômetro conta com painel solar, descarta automaticamente a água armazenada e envia os dados da quantidade e intensidade das chuvas através do site da Cemaden.

Fotos: PMP