Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | 05:11

Barra do Piraí - 20/07/2018 | 13h33m

Defesa Civil instala mais um pluviômetro em Barra do Piraí

Barra do Piraí
A prefeitura, através da Secretaria de Defesa Civil, instalou o segundo pluviômetro no município. O aparelho mede a quantidade de chuva que cai em determinado lugar e época. O município contava apenas com um medidor desse tipo, instalado na sede da Defesa Civil, na rodovia Lúcio Meira (BR 393 - KM 255), no bairro Belvedere. O local escolhido foi a Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro Parque Santana, possibilitando a melhoria no monitoramento das precipitações na região.

O novo aparelho foi instalado em local estratégico, no outro extremo da cidade, para que as análises sejam mais completas. A medida paliativa não gerou nenhum custo para a municipalidade, na instalação ou na manutenção do pluviômetro. O procedimento foi amparado por técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/BR), órgão governamental responsável por verificar os índices registrados.

O agente da Defesa Civil, Márcio Santos, explica que os dados do pluviômetro são enviados em tempo real.
“Os registros são transmitidos via satélite para o Cemaden e as informações são disponibilizadas no site deste órgão em tempo real. Assim, os técnicos da Defesa Civil monitoram o mapa do município e analisam a intensidade das chuvas que atingem Barra do Piraí. Todo este trabalho é efetuado, constantemente, quando há ocorrência de chuvas mais intensas e registrados, mesmo que sejam fracas e em todos os dias do ano. Assim, o setor pode fazer um estudo climatológico do município”, frisou.

O secretário interino da pasta, Rodrigo Nascimento, ressalta a importância do equipamento para o município.
“Pode-se avaliar a grande importância deste equipamento, pois, Barra do Piraí é uma das cidades mais vulneráveis no país quanto aos riscos de deslizamentos de terras. E, ainda, o território é atravessado por dois importantes rios. Através das atividades de monitoramento da Defesa Civil, a emissão de alertas à população é facilitada”, explica.

Apesar do Brasil estar no clima da estiagem, a prefeitura busca medidas preventivas para o verão, período críticos de chuvas. O acompanhamento das previsões meteorológicas e das condições climáticas é fundamental para a tomada de decisões da Defesa Civil. No começo de 2018, foram registrados índices de chuvas maiores que dos últimos dez anos.