Terça-feira, 23 de abril de 2024 | 17:57

Matérias - 24/07/2018 | 17h42m

Merenda escolar: cozinheiras participam de capacitação

Quatis
Dentro das ações voltadas à capacitação permanente do funcionalismo público da cidade, a Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta semana, o curso de educação alimentar “Formadores de hábitos alimentares”. Promovida em parceria com o Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), a capacitação se destina aos cozinheiros das escolas e creches municipais, totalizando 37 profissionais atendidos com a iniciativa.

Durante o curso que começou terça-feira, 24, e termina quarta-feira, 25, no CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias (Nossa Senhora do Rosário), a Secretaria de Educação está entregando a cada um dos cozinheiros das unidades de ensino um kit de uniforme formado pelas seguintes peças: duas calças, duas camisas, um par de sapatos, uma touca e dois aventais.

- Nossa proposta é garantir a qualidade das refeições servidas diariamente aos alunos das escolas e para as crianças matriculadas nas duas creches. A oferta de uma alimentação saudável faz parte do projeto da prefeitura visando assegurar o crescimento saudável dos estudantes. Não há dúvida de que o curso em andamento vai ser de fundamental importância para o aprimoramento profissional dos cozinheiros e das cozinheiras que trabalham em nossas escolas e creches - declarou a secretária de Educação, professora Alessandra Almeida.

O diretor do Departamento de Nutrição Escolar do Município, Roger Hendryo de Oliveira, detalha os objetivos básicos da capacitação, que, segundo ele, são valorizar e integrar a equipe de alimentação escolar; estimular a redução do desperdício de alimentos; estimular a melhora da alimentação e da qualidade de vida da equipe de alimentação escolar, e por consequência, dos alunos da rede municipal; incentivar a mudança de hábitos alimentares e o consumo consciente dos alimentos, diminuindo assim os riscos de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade infantil, colesterol e triglicerídeos altos, hipertensão arterial e diabetes, além de promover ambientes alimentares saudáveis.

De acordo ainda com o diretor de Nutrição, serão abordados também nesta capacitação os temas “Programa Nacional de Alimentação Escolar: história, objetivos, diretrizes e contexto do PNAE no Brasil e no mundo”, “Papel da merendeira no PNAE, como educadora”, “Fatores que influenciam na formação do hábito alimentar na criança no ambiente escolar”, “Alimentação segura e saudável”, “Uso do EPI: uma conquista do trabalhador” e “Rotulagem Nutricional”.

Os cozinheiros que trabalham na merenda escolar das unidades de ensino vão receber um certificado relacionado à carga horário e um folheto contendo as receitas aprendidas durante a capacitação, cujo teor prioriza a utilização de cascas, talos, folhas e sementes no preparo das refeições, “levando-se em conta os seus benefícios nutricionais e a contribuição para a redução do desperdício de alimentos.”