Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | 20:54

Matérias - 31/07/2018 | 18h14m

PSF’s promovem palestras sobre Aleitamento Materno

Quatis
Instituído pela lei federal número 13.435/2016, o Mês do Aleitamento Materno, que transcorre em agosto e é mais conhecido como “Agosto Dourado”, será lembrado em Quatis com palestras previstas para serem realizadas em quatro unidades do Programa Saúde da Família. A primeira delas acontece quarta-feira, 1º, a partir de 14 horas, na Clínica da Família - bairro Nossa Senhora do Rosário. As palestras serão ministradas pela assistente social Michele Vianna, através da Secretaria Municipal de Saúde, via Núcleo Ampliado de Saúde da Família.

O leite materno vale ouro para a saúde do bebê e das mães, daí a escolha do dourado como cor desta campanha educativa. Com relação à criança, a utilização deste alimento contribui para a inteligência dela na fase adulta; protege contra infecções respiratórias, diarreia, alergia e outras doenças; ajuda a inibir a formação de quadros de diabetes, colesterol alto, hipertensão arterial (pressão alta) e obesidade; e diminui em até 13% os índices de mortalidade infantil, na faixa etária de zero a cinco anos, entre outros benefícios. No caso da mulher, o aleitamento materno reduz os casos de câncer de mama (menos 22%), câncer no ovário (menos 30%) e diabete do tipo 2 (menos 32%).

Além do encontro de quarta-feira, na Clínica da Família, as outras três palestras visando conscientizar a população a respeito do aleitamento materno como um caminho de fundamental importância na preservação da saúde do bebê e das mães serão realizadas nos seguintes dias, horários e locais: dia 8 de agosto (posto de saúde do bairro Mirandópolis); dia 15 de agosto (posto de saúde do bairro Jardim Independência), as duas com início marcado para às 14 horas; e dia 22 de agosto, às 15 horas, no posto de saúde do bairro Jardim Pollastri.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Lúcia Galvão, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), todo ano mais dez milhões de crianças abaixo da idade de cinco anos morrem no mundo inteiro por doenças que poderiam ser prevenidas e tratadas mediante o aleitamento materno, “daí a importância das mulheres e a população de uma maneira geral estarem conscientes do quanto essa alimentação pode ser primordial na sobrevivência e na vida da pessoa.

- Inicialmente, a importância do aleitamento materno era destacada no Brasil de 1º a 7 de agosto, durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que posteriormente foi substituída pelo Mês do Aleitamento Materno, como forma de ampliar cada vez mais as atividades educativas voltadas à orientação da população. Na cidade de Quatis, estaremos promovendo essas quatro palestras, que destinam preferencialmente para as mães e mulheres de uma maneira geral, razão pelo qual convidamos a população no sentido de que participe desta iniciativa - disse Ana Lúcia Galvão.