Sexta-feira, 14 de dezembro de 2018 | 04:39

Três Rios - 09/08/2018 | 08h05m

Três Rios adere ao programa Busca Ativa Escolar

Três Rios
Para garantir que cada criança e adolescente esteja na escola e aprendendo, a prefeitura aderiu ao programa Busca Ativa Escolar, do Unicef. A ferramenta é uma das estratégias do Fora da Escola Não Pode! visando combater a exclusão escolar.

O prefeito Josimar Salles se reuniu com representantes de diversas áreas do governo para integrar todos em torno deste projeto.

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita que identifica, registra, controla e acompanha crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Através da Busca Ativa Escolar, o município tem dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar, de forma a atender o Plano Nacional de Educação

O programa tem como princípio a “intersetorialidade”, envolvendo diferentes áreas da gestão pública - Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento - dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola. Todo processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo, como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) e smartphones.

A ferramenta é desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

Foto: SC/PMTR