Domingo, 21 de julho de 2019 | 15:55

Matérias - 12/09/2018 | 10h57m

Caps Reviver promove inclusão com o Arraiá Cai-e-Pira

Piraí
O 3º Arraiá Cai-e-Pira do Caps Reviver celebrou as diferenças numa animada festa na praça Manoel Alexandre de Lima. Depois de ser adiada, a festa organizada pelo setor de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde aconteceu quinta-feira, 6, com muita música, alegria e comidas típicas.

O evento é resultado de uma iniciativa desenvolvida a partir de assembleias que contam com os usuários do Caps Reviver, a equipe profissional e a comunidade. O objetivo é promover a interação com a população, como parte da política pública dentro do SUS em prol da diminuição dos preconceitos, da promoção da Saúde Mental e da inclusão social.

"Aqui nós criamos um importante espaço de convivência a partir deste viés do SUS que é extremamente relevante, da inclusão e aproximação entre as pessoas. Temos todos convivendo em sociedade e compartilhando experiências, alegrias, o que ajuda muito a diminuir o estigma que ainda existe sobre o tema", disse a secretária de Saúde Maria da Conceição.

A coordenadora do Programa de Saúde Mental Fátima Regina, destacou ainda a possibilidade de realizar a festa num mês simbólico para a Saúde Mental, que é o Setembro Amarelo com a prevenção ao suicídio. "Esta é uma questão muito séria, que muitas vezes vem acompanhada de um sofrimento psíquico, sofrimento e solidão. Por isso também trabalhar eventos como este é importante pois fortalecemos nossas redes, trazendo o lazer, a dança e a poesia. Isso são coisas importantes para o fortalecimento do indíviduo; o pertencimento ao grupo, o acolhimento. É a certeza de que a pessoa não está sozinha", disse.

Fotos: DCS/PMP