Domingo, 21 de julho de 2019 | 15:56

Matérias - 12/09/2018 | 11h09m

Projeto “Buzum” ensina alunos sobre alimentação saudável

Itatiaia
Com muitas risadas, através de um espetáculo com bonecos, os alunos do ensino fundamental de dez escolas da Rede Municipal de Educação, aprenderam sobre a importância de se alimentarem bem. O projeto “Buzum”, do Instituto CCR NovaDutra passou pelo município, trazendo a peça teatral “Sabor de Vitória”, um espetáculo feito com bonecos que traz a importância da alimentação saudável na infância.

- Como sempre é uma parceria fantástica. As crianças interagiram bastante e o interessante é que trabalhamos essa conscientização em sala de aula e nos refeitórios. Estamos buscando implantar uma alimentação realmente saudável nas escolas, eliminamos em 100% as frituras e reduzimos a quantidade de sódio e açúcar, direcionados pelas nutricionistas. Essa peça teatral foi importante porque as crianças levam a mensagem recebida para casa conscientizando os responsáveis também - destacou o secretário de Educação, Amarildo Veiga Ferri.

O projeto faz parte do Programa Caminhos para a Cidadania. O Buzum é um mini teatro de bonecos itinerante que leva seus espetáculos gratuitamente aos alunos da rede pública de ensino, através de patrocínio via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Participaram das apresentações os colégios Campo Belo, Wagner Guimarães, Pedro de Souza Rangel, Reinaldo Maia Souto ,Ana Elisa Lisboa Gregori, Padre José Wyrwinski, Fernando Octávio Xavier, Sebastião Bernardo da Silva e Dom Otorino Zanon.

Peça teatral “Sabor de Vitória”
O tema central do espetáculo é a Alimentação Saudável e o que determinados alimentos causam no corpo e como agem diretamente na vida. A peça traz a história de Júlia, uma esperta menina  que recebe a medalha de campeã de um torneio de embaixadinhas, quando encontra uma caveira brincalhona. Depois do susto inicial a menina descobre que a caveira é na verdade o esqueleto do Luiz, um menino preguiçoso e com péssimos hábitos alimentares. Júlia tenta ajudar o esqueleto e outros órgãos do Luiz a melhorar seus hábitos alimentares. Passam pela peça vários bonecos como, o cérebro, os olhos, a boca, o nariz e a orelha.

Fotos: AESCOM/PMI