Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | 21:56

Matérias - 15/09/2018 | 08h46m

Florence se torna tempestade tropical, mas deixa vítimas e estragos

Agência France-Presse
O furacão Florence caiu para tempestade tropical sexta-feira, 14, após ter perdido força ao tocar terra na costa atlântica dos Estados Unidos, embora os ventos e o aumento do nível da água tenha provocado danos consideráveis e vítimas fatais.

As autoridades confirmaram ao menos quatro mortos, incluindo uma mulher e um bebê na Carolina do Norte, um dos estados mais atingidos pela tormenta, junto à Carolina do Sul.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) informou em seu boletim de 03H00 GMT (24H00 Brasília) que Florence se desloca com ventos de 100 km/h, entrando pelo continente a 7 km/h, trazendo fortes ondas e "inundações catastróficas para Carolina do Norte e Carolina do Sul".

Florence percorrerá o continente até virar para o norte, após uma "importante perda de intensidade", acrescentou o NHC.

"A tempestade está causando estragos", disse o governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, assinalando que meio milhão de pessoas estão sem energia elétrica no estado, que tem 10 milhões de habitantes, e que o nível dos rios "se elevará durante dias".

"Uma ameaça importante persistirá durante as próximas 24 a 36 horas", assinalou Jeff Byard, da Agência Federal para o Manejo de Emergências (FEMA, em inglês) após o Florence tocar a terra às 7h15min (8h15min de Brasília) em Wrightsville Beach.

A polícia da Carolina do Norte relatou a morte de duas pessoas: "Uma mulher e seu bebê faleceram quando uma árvore caiu sobre a sua casa. O pai ficou ferido" e está hospitalizado.

"Escutei um forte golpe", contou um vizinho da casa na cidade de Wilmington, após a árvore ser arrancada pelo furacão e atingir a residência.

Os bombeiros não pouparam esforços, apesar da forte chuva, para retirar as vítimas dos escombros da casa de tijolos vermelhos.

Uma porta-voz do condado de Pender, também na Carolina do Norte, disse que outra mulher morreu por um problema de saúde não especificado, depois de ligar para os serviços de emergência, que não puderam ir por conta de árvores caídas que bloqueavam o caminho.

Segundo a imprensa local, a mulher sofreu um ataque cardíaco.

Donald Trump viajará para as áreas atingidas pelo Florence na próxima semana, informou a Casa Branca nesta sexta-feira.

"O presidente deve viajar para áreas afetadas pela tempestade no início da semana que vem, quando for determinado que sua viagem não atrapalhará os esforços de resgate ou recuperação", disse Sarah Sanders, porta-voz da Casa Branca.

- Com água no ombro -
"Enfrentamos muitas ameaças. Estamos profundamente preocupados por comunidades inteiras que podem ser varridas", acrescentou.

Centenas de operações de resgate foram realizadas.