Sábado, 27 de abril de 2024 | 02:21

Matérias - 18/09/2018 | 09h46m

Agentes participam de capacitação da Fiocruz

Porto Real
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fiocruz, realizou no auditório do Horto Municipal, um curso denominado Qualificação Profissional em Saúde Única e Educação Ambiental Crítica Com Ênfase na Vigilância e Controle de Vetores. Voltado aos agentes de controles de endemias (ACE''s), o curso, que tem como objetivo aprimorar e qualificar o trabalho da Vigilância Sanitária, capacitou 21 profissionais.

Entre os assuntos abordados estiveram o conceito de saúde única; diferentes percepções sobre os ambientes; fatores ambientais e sociais relacionados à possibilidade de desenvolvimento de doenças, principalmente as doenças transmitidas por vetores; educação ambiental crítica como promotora da saúde; ACE''s como educadores ambientais para prevenção e promoção da saúde e estratégias para melhoria da qualidade do serviço dos ACE''s, ressaltando a sua importância para a saúde do município. A qualificação tem 40 horas, sendo 30 presenciais e 10 horas de atividades online.

Uma das responsáveis por ministrar o curso é a bióloga e pesquisadora em Saúde Pública, Clélia Christina Mello Silva, que conta com apoio do psicólogo e técnico em saúde pública, Valdir Almeida Costa e da mestranda e médica veterinária, Milena Costa. Ela reafirmou a importância de um olhar diferenciado junto ao trabalho dos agentes de endemias. “Saúde Única ou Saúde Global é um termo que se aplica à integração entre a saúde humana, a animal e a ambiental. Esse termo prevê uma melhoria da qualidade de vida e conservação do ambiente. A capacitação prevê ações integradas e a adoção de políticas públicas para a promoção e a prevenção no sentido global. Com isso ajuda a promover um olhar mais aprofundado por parte dos profissionais, melhorando a qualidade do trabalho desenvolvido e também auxiliando bastante no que diz respeito às visitas domiciliares”.

“Sou funcionária efetiva da prefeitura de Porto Real, como médica veterinária do setor de Vigilância Sanitária. Como aluna do mestrado, pude entender o quanto agrega aos agentes adquirir mais esse conhecimento, otimizando a percepção frente à vigilância e controle de vetores”, afirmou a médica veterinária, Milena Costa, aluna do mestrado em Vigilância e Controle de Vetores do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz.

O secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, enfatizou a busca constante pela capacitação dos profissionais. “Estamos sempre buscando parcerias importantes, sempre promovendo a atualização curricular de nossos profissionais. Ter instituições como a Fiocruz atuando diretamente em nossas capacitações é fundamental para qualificar cada vez mais os serviços prestados à população. O servidor constantemente atualizado tende a desempenhar suas funções de maneira produtiva, adquirindo habilidades teóricas e técnicas imprescindíveis para sua atividade profissional."