Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | 00:09

Matérias - 18/09/2018 | 09h55m

Vacinação antirrábica é iniciada por Joaquim Leite

Quatis
Cerca de dois mil animais, entre cães e gatos, deverão ser imunizados contra a raiva animal durante a campanha atual da vacinação antirrábica, que começou nesta semana, pela comunidade rural de Joaquim Leite. Em Quatis, a campanha está sendo promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental do Município.

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária e Ambiental da Prefeitura de Quatis, Marta Maria da Silva, só em Joaquim Leite foram imunizados, nesta semana, 84 animais, sendo 67 cachorros e 17 gatos. Ela explicou ainda que neste mês de setembro “a Secretaria de Saúde está priorizando a imunização volante em comunidades da zona rural, devido às dificuldades de os proprietários trazerem seus animais à área urbana para receber as doses do medicamento”.

- A raiva animal é uma doença grave e pode ser transmitida ao ser humano através da saliva, pelo cachorro ou pelo gato, principalmente através das mordidas, daí a necessidade de imunizar os animais. A vacina representa a única forma de prevenção contra esta doença - disse Marta.

A vacinação volante nas comunidades rurais terá continuidade até a primeira semana de outubro, com apoio do escritório local da EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro). A equipe responsável pela imunização na zona rural é formada por dois vacinadores e um auxiliar administrativo.

Na área urbana, a campanha de vacinação antirrábica acontecerá no dia 14 de outubro, de 9 às 17 horas, na Praça Teixeira Brandão, Centro, quando será realizado o “Dia D” de imunização. O Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental do Município recomenda que os cães mais tranquilos sejam levados aos locais de vacinação com coleiras. No caso dos cães mais ferozes, a recomendação é no sentido de que eles estejam também com focinheiras. Por sua vez, os gatos devem ser conduzidos em caixas ou gaiolas.