Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | 23:45

Resende - 26/09/2018 | 07h48m

Resende recebe prêmio nacional de Saúde Bucal

Resende
O Programa de Saúde Bucal, desenvolvido pela prefeitura, foi escolhido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) como o melhor do Estado e o terceiro mais eficiente do país, entre os municípios que têm entre 50 e 300 mil habitantes. A escolha, que concede à prefeitura o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, comprova que os investimentos feitos pela administração municipal no setor estão dando resultados positivos. Em sua categoria, Resende foi a única cidade do Estado a figurar entre os cinco primeiros colocados, e ainda ficou em terceiro lugar no ranking nacional, atrás apenas de São Sebastião (SP) e Cascavel (PR).

Instituída em 2005 pelo Conselho Federal de Odontologia, a iniciativa busca estimular e valorizar os investimentos feitos pelos municípios na área da saúde bucal, divulgando também as boas práticas adotadas pelas prefeituras e que podem servir de inspiração para outras cidades. Resende se inscreveu para participar do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, antigo prêmio Brasil Sorridente, em julho de 2017, através do Conselho Regional de Odontologia, que analisou a documentação enviada pela prefeitura e enviou as mesmas ao CFO para pontuação.

Para definir os ganhadores do prêmio, o CFO avalia 10 critérios: Financiamento em Saúde; Controle Social; Política Municipal de Saúde; Assistência Odontológica Básica; Assistência Odontológica Especializada; Promoção de Saúde Bucal; Vigilância em Saúde Bucal; Remuneração; Educação Permanente; e Desprecarização.

Entre os pontos positivos que contribuíram para que Resende conseguisse uma boa pontuação e conquistasse o primeiro lugar no Estado, estão o fato da cidade ter alcançado 100% de cobertura da equipe de saúde bucal na Rede de Atenção Básica; a realização periódica de ações de escovação e aplicação de flúor voltada principalmente para o público infantil; o atendimento odontológico especializado oferecido à população através de dois Centros de Especialidades Odontológicas Tipo II e do Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD); além da realização, no município, da Semana da Prevenção do Câncer Bucal.

Além disso, também foi decisivo para o bom desempenho de Resende no concurso, o fato da prefeitura incentivar a capacitação permanente de seus profissionais de odontologia; e a existência de um sistema de vigilância sanitária que realiza a fluoretação contínua da água que abastece a cidade; além dos percentuais bimestrais de contrapartida no financiamento da saúde, que tiveram um crescimento considerável ao longo do ano de 2017, saltando de 24,12% no primeiro bimestre, para 34,28% no último.

A conquista, na opinião do prefeito Diogo Balieiro Diniz, mostra que a atual gestão está dando a devida importância à saúde bucal, que é de fundamental importância para garantir a saúde integral da população.

- A conquista deste prêmio é o reconhecimento público, de um órgão especializado, do trabalho eficiente que estamos desenvolvendo em Resende na área da saúde bucal. E isso nos enche de orgulho, pois, na maioria das vezes, essas ações são silenciosas, embora tenham grande impacto na saúde integral das pessoas - disse o prefeito, ressaltando que os investimentos no setor continuam e que a maior prova disso é a chegada, esta semana, de uma unidade móvel odontológica na cidade, que vai levar o atendimento para as comunidades mais distantes, além de promover ações preventivas em escolas e áreas de lazer.

Premiados:
1º – São Sebastião (SP)

2º – Cascavel (PR)

3º – Resende (RJ)

4º – Chapecó (SC)

5º – Sorriso (MT)

Fotos: ASCOM/PMR