Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | 06:01

Matérias - 15/10/2018 | 06h39m

Pinheiral discute sobre Casa Abrigo e Outubro Rosa

Pinheiral
O funcionamento da Casa Abrigo foi tema de uma reunião, realizada na sede da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Volta Redonda, e contou com a participação dos representantes das secretárias de Assistência Social e Direitos Humanos das cidades que integram a gestão da Casa Abrigo e profissionais que compõe a equipe técnica do local. Estiveram presentes representantes de Pinheiral, Barra Mansa, Barra do Piraí, Porto Real, Resende e Volta Redonda.

“Foi um encontro para discutirmos o funcionamento da Casa Abrigo, em relação ao encaminhamento das mulheres vítimas de violência, que correm risco de vida. Durante este período, nós, de Pinheiral, não precisamos fazer nenhum encaminhamento ainda. Mas alguns municípios fizeram. Dentro do que foi feito, pontuamos algumas questões que precisam ser adequadas, principalmente pelo fato de ser um Projeto Piloto. Foi um encontro muito positivo e discutimos as ações dos municípios, dificuldades, novos acordos, entre outros temas importantes”, destacou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Pinheiral, Patrícia Rivello.

A secretária destacou ainda que, além da questão da violência contra a mulher, também entrou na pauta da reunião a campanha Outubro Rosa e a importância da prevenção do câncer de mama.

Em Pinheiral, a abertura oficial da campanha acontece segunda-feira, 16, às 9 horas, na Praça Luiz Gonzaga, no Centro. Na ocasião, haverá uma apresentação cultural dos alunos do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira e dos atletas da ginástica olímpica do grupo Vida Ativa.

Além disso, um ônibus estará no local de 9 às 16 horas oferecendo assistência jurídica e psicossocial às mulheres, através de uma parceria com a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e a secretaria Estadual de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.

Haverá ainda um aulão com a equipe da Academia de Saúde, às 9h30min, e Bingo Rosa, às 15 horas, com distribuição gratuita das cartelas. A programação segue até dia 31 de outubro, com a inauguração do Espaço Mulher.

Um espaço voltado para o aprendizado e valorização da mulher, que acontece, a partir de 9 horas, ao lado da sede da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, na Rua Bulhões de Carvalho, 151.

REUNIÃO DO CMAS
A secretária de Assistência Social e Direitos Humos, também participou de uma reunião entre o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a diretora de Proteção Básica de Pinheiral, Queite Bernardo. O encontro foi realizado para apresentar aos conselheiros as ações desenvolvidas pelo departamento e também para ressaltar a programação da campanha do Outubro Rosa na cidade.