Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | 20:31

Matérias - 18/10/2018 | 09h00m

Moradores de Pinheiral participam de capacitação profissional

Pinheiral
Moradores estão tendo a oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho, através de cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ofertadas pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). As ações de qualificação profissional estão sendo realizadas pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com o Governo Federal - O Ministério do Desenvolvimento Social, mediante o Plano Progredir e o Ministério da Educação, através do Pronatec.

“Estamos sempre buscando parcerias, principalmente num setor tão importante como este, que visa a qualificação profissional gratuita para os moradores da nossa cidade”, disse o prefeito, Ednardo Barbosa.

Essa parceria possibilitou a realização de cursos de manicure e pedicure, recepcionista, maquiador, depilador e cabeleireiro. O público-alvo da ação são pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, preferencialmente aquelas beneficiárias do Programa Bolsa Família.

“Essa parceria para a realização desses cursos é um sonho de anos. Tínhamos o material, a estrutura montada e essa parceria possibilitou a implantação. O maior retorno pra gente é ver a mudança de comportamento dos alunos. Em pouco tempo de curso, conseguimos perceber essa mudança. Além das pessoas se qualificarem para o mercado de trabalho, o que acarreta em ganho financeiro, percebemos a mudança na autoestima, na troca de experiência entre elas. Muitos nos procuram para falar sobre isso, sobre essa mudança e isso é gratificante. Por mim, daremos continuidade com certeza a essa parceria, que vem se mostrando maravilhosa”, destacou Márcia Isabel Campbell Cunha, coordenadora da Faetec.

Professora do curso de cabeleireiro, que ainda está em andamento na unidade, Elvia Conceição do Nascimento, destacou a importância da qualificação. “Hoje, mesmo com o curso ainda não tendo terminado, temos vários alunos atuando no mercado de trabalho, exercendo a profissão que estão aprendendo. Essa parceria da prefeitura com a Faetec é de grande importância e permite que a gente desenvolva esse trabalho incrível com os alunos. Estamos felizes com os resultados que vêm sendo obtidos”, disse.

Desempregada há mais de um ano, Cassiane da Silva Cardoso, moradora do Parque Maíra, contou que está trabalhando na área. “Estamos tendo uma chance de ganhar nossa própria renda. Tem sido uma grande oportunidade. Estava desempregada, tenho um filho de 1 ano e meio e com o curso de cabeleireiro consigo ter uma renda mensal. A medida que a professora vai ensinando vou aprendendo, comprando os produtos e fazendo em casa. Tudo mudou com o curso”, destacou.

A secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello, destacou que se sente feliz vendo o resultado positivo desses cursos na vida de tantas pessoas.
“Nossa meta com essa parceria é a oferta desses cursos de qualificação para os moradores, principalmente para os mais vulneráveis, que possuem o NIS, que fazem parte do Cadastro Único, para que eles tenham melhores oportunidades de trabalho e ganhos financeiros. Sabemos que muito estão na área. Mas, além disso, percebemos a mudança que eles vêm fazendo na vida das pessoas, como o aumento da autoestima, por exemplo. Ficamos felizes com isso”, frisou a secretária.

O curso de cabeleireiro ainda está em andamento, com duas turmas de 35 alunos no total. Foram concluídos os de depilador, manicure e pedicure, recepcionista e maquiador. Quase 90 alunos se formaram nos cursos que se encerraram.