Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | 03:58

Barra do Piraí - 22/11/2018 | 07h53m

Barra do Piraí promove audiência sobre abastecimento de água

Barra do Piraí
A prefeitura promove sexta-feira, 23, a audiência pública, que tem como objetivo, a “Avaliação Comparativa das Propostas Entregues, da Qualificação dos Estudos e da Consolidação e Ranqueamento dos Estudos”. O evento será realizado na Câmara Municipal, a partir de 14 horas, e visa apresentar as propostas concorrentes, que vão subsidiar o procedimento licitatório, sob regime de concessão, dos serviços de abastecimento de água e coleta de tratamento de esgoto do município.

Desde que assumiu, a atual gestão vem desenvolvendo todos os mecanismos burocráticos para apresentar propostas que visem os investimentos essenciais na modernização de captação, armazenagem e distribuição de água no município. Esta é a primeira vez que Barra do Piraí vai receber um aporte financeiro com objetivo de gerir e estruturar projetos, visando a implementação, expansão, restauração e operação do sistema de água e esgoto.

No evento, serão apresentados os projetos apresentados no Processo de Manifestação de Interesse (PMI), do Edital de Chamamento Público 001/2017. De acordo com o secretário de Água e Esgoto, Wanderson Barbosa, a audiência pública vem ser mais um passo no tocante à preocupação da atual gestão no sentido de estruturar esta que, para ele, é uma das áreas mais “afetadas pelo tempo e descaso”, no Poder Público.

“Assumimos dentro de um caos completo. Não é de hoje que vemos as recorrentes reclamações dos moradores, que sem água e esgoto tratados, acabam sofrendo na pele por questões como a falta de investimentos nesta área. Estamos preocupados com este quadro e pretendemos esclarecer quanto aos projetos que serão apresentados e posteriormente poder ter estes recursos aplicados e direcionados à população barrense”, frisa Wanderson.

O secretário relembra que quando ainda fazia parte do processo de transição, em 2016, recebeu do prefeito Mario Esteves a incumbência de fazer um relatório de como se encontravam as Estações de Tratamento de Água (ETAs). Com o sucateamento da chamada “ETA Mãe”, que seria erguida no bairro Campo Bom, o quadro se agravou. Para Mario Esteves, o atual quadro mostra a “completa falta de interesse que os gestores tinham em obras que ninguém vê”.

“Eles não faziam o dever de casa - salvo raríssimas exceções - porque, segundo eles diziam, eram obras debaixo da terra. Agora, mostrando que temos compromisso com as pessoas e com o seu bem estar, estamos desde o primeiro dia desta gestão, buscando meios de investimentos neste setor. Serão aplicados cerca de R$ 179 milhões em obras de infraestrutura para tratamento de água e pela primeira vez, no de esgoto. Desejamos investir para que a população tenha uma vida digna dentro do seu lar”, reforça o prefeito.

Para participar da audiência pública, qualquer cidadão pode chegar ao local a partir de 14 horas, para credenciamento e se assim desejar, ter voz durante a explanação sobre os projetos de gestão. Especialistas no assunto, bem como membros do Poder Público, também farão apontamentos sobre o tema em tela. A entrada é gratuita.