Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | 00:34

Quatis - 02/12/2018 | 20h20m

Campanha orientará sobre dengue, AIDS, hipertensão e diabetes

Quatis
Uma campanha educativa de prevenção contra a dengue, o diabetes, as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e a hipertensão arterial (pressão alta) foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, durante as atividades previstas para a inauguração da Praça dos Direitos Humanos Jonas Lima Nunes, no bairro Jardim Pollastri. A inauguração da praça aconteceu sábado, 1º, de 8 às 13 horas.

Numa tenda montada dentro da área na qual a praça foi construída, profissionais de saúde do município vão distribuir materiais informativos, orientar os moradores, aferir a pressão arterial e realizar o teste do diabetes, entre outros serviços.

Com relação à dengue, a ação preventiva faz parte da programação promovida pela própria Secretaria Municipal de Saúde e relacionada à Semana Nacional de Combate ao Aedes. A Semana Nacional vem sendo promovida pelo Ministério da Saúde desde o domingo passado, em todos os municípios e estados brasileiros.

A prefeitura explica que levantamentos do próprio Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro sinalizam a necessidade de intensificar as campanhas educativas contra as quatro doenças (dengue, AIDS, hipertensão arterial e diabetes), nas cidades brasileiras. No caso da dengue, por exemplo, de janeiro a novembro, 13.886 casos de suspeitos da doença foram registrados no território do estado do Rio de Janeiro. Desse total, dois pacientes chegaram ao óbito.

No caso da hipertensão arterial, 36 milhões de brasileiros, número equivalente a 32% da população adulta de todo o território nacional, têm a doença. A necessidade de ampliação das campanhas educativas deve-se ao fato de que 50% dos pacientes com o problema não sabem que têm a doença. Só no ano de 2013, segundo os levantamentos do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 1,2 milhão de óbitos provenientes da pressão alta.

No que diz respeito ao diabetes, o número de pacientes no Brasil, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), cresceu 61,8% ao longo dos últimos dez anos. Atualmente, a diabete afeta 16 milhões de brasileiros.

A realização da campanha educativa contra as doenças sexualmente transmissíveis, no sábado, durante a inauguração da Praça dos Direitos Humanos, coincide com o Dia Mundial de Luta Contra AIDS, que é realizado dia 1º de dezembro, desde 1987, a partir de uma iniciativa da OMS (Organização Mundial da Saúde), com apoio da ONU (Organização das Nações Unidas). Dados da própria OMS, relacionados ao ano de 2016, mostraram que o Brasil tem 49% dos casos da doença confirmados entre os países da América Latina.

Outro levantamento, este do Ministério da Saúde, apontou que no período de 2006 a 2015, a taxa de pessoas na faixa etária de 15 a 19 anos passou de 2,4 para 6,9 por cada segmento de cem mil habitantes do Brasil. Por sua vez, quando o levantamento foi feito sobre os pacientes de 20 a 24 anos, a taxa cresceu de 15,9 para 33,1 em cada cem mil moradores do Brasil.