Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | 16:36

Porto Real - 02/12/2018 | 20h32m

Porto Real discute prevenção do uso de álcool e drogas

Porto Real
Em visita técnica realizada à sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública, foi apresentado aos representantes da Associação Pró Coalizões Comunitárias do Brasil, que é devidamente afiliada à CADCA (Coalizões Comunitárias Antidrogas da América), o balanço das atividades realizadas pela ONG no município, durante este ano de 2018.

Com foco na prevenção do uso de álcool e drogas por crianças e adolescentes, a Coalizão Porto Real apresentou o resumo do planejamento estratégico que envolve palestras, ações educativas, participações em fóruns e outros eventos da região.

Além disso, foi destacado o fortalecimento de parcerias que vão desde rodas de conversas, até apresentações teatrais e oficinas de técnica de pintura em tela para as crianças e adolescentes atendidos pela Coalizão. “É extremamente importante essa aproximação, esse diálogo entre as diversas entidades, o Poder Público e a sociedade. A soma de todos esses esforços é fundamental para a eficácia das ações referentes ao combate e prevenção ao uso de álcool e drogas em nossa cidade”, ressaltou o prefeito Ailton Marques.

O secretário de Ordem Pública, Elias Vargas, presente à reunião, reafirmou a importância das parcerias para a execução das ações. “Contamos com apoio da Secretaria de Educação e também das forças de segurança pública, como, por exemplo, a Polícia Militar e a Polícia Civil e também de representantes da sociedade civil, sempre observando articulações que combatam o crescimento da violência, com ações estratégicas. Para 2019 vamos intensificar ainda mais a fiscalização do comércio de bebidas no que se refere ao poder de compra de crianças e adolescentes”, considerou Elias.

“Estamos constantemente empenhados em manter uma assistência técnica cooperativa junto ao grupo gestor da Coalizão Porto Real. Em todo o Brasil são 23 cidades, distribuídas nos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. No Rio de Janeiro somente Porto Real e Itatiaia fazem parte da Associação. Nosso objetivo é ampliar a CADCA, gradativamente para outros municípios”, disse a presidente da Associação Pró Coalizões Comunitárias Antidrogas do Brasil, Eliane Prado Marcondes, que também parabenizou as realizações da Coalizão Porto Real. “Agradeço e parabenizo aos integrantes da Coalizão Porto Real, que estão sempre mobilizados, buscando ampliar suas ações e estratégias efetivamente junto às crianças e adolescentes”, disse a presidente.

Um dos representantes da diretoria da Coalizão Porto Real, Maicon Almeida ressaltou a finalidade da Coalizão. “Temos por finalidade diminuir os fatores de risco e as chances do consumo de drogas acontecerem ou de se tornarem prejudiciais, aumentando os fatores de proteção. Aliados ao lazer, divertimento, contato com arte, retiramos nosso público-alvo da rua, também concedendo oportunidade de geração de renda, através das oficinas”, concluiu.