Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | 21:25

Matérias - 04/12/2018 | 21h48m

Projeto termina 2018 com leitura de dois mil mangás

Barra Mansa
O projeto “Ler mangá na escola” teve programação de encerramento terça-feira, 4 de dezembro, na biblioteca do CIEP 485 Professor João Baptista de Barros, no bairro Bom Pastor, onde encontra-se em funcionamento o Colégio Municipal Washington Luiz.

De 20 de fevereiro desse ano a 4 de dezembro foram registrados 2.000 livros entre empréstimos e devoluções.

Os leitores e apreciadores da cultura japonesa são alunos matriculados na primeira e segunda fase do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Washington Luiz.

Na abertura, a diretora geral da escola, Géssika Belan Correa elogiou a iniciativa do professor responsável pelo projeto, Maxwell da Silva Alves.

Em 2017, a iniciativa teve autorização da direção da unidade para ser implementada para incentivar a leitura na escola, o que aconteceu no segundo semestre e teve mais adesão a partir de 20 de fevereiro desse ano, quando a professora Eliete Fonseca foi remanejada para a biblioteca. Mais tarde, o projeto ganhou adesão das professoras Solange Fernandez, Eliana Pinto e por último, André Alexandre.

No período letivo de aproximadamente 150 dias, cerca de mil livros estiveram à disposição dos alunos em 2018. Com a prática diária, os discentes foram convidados a fazer parte da Oficina de Desenho dos personagens dos mangás e também do Concurso de Redação, onde 40 alunos mostraram criatividade e desenvolvimento dos textos.

Na programação de terça-feira, abertura com a palavra da direção geral do Washington Luiz, entrega da premiação aos alunos vencedores do Concurso de Redação e maiores leitores de mangá do ano, palestra sobre a história do mangá feita pelo professor Maxwell da Silva Alves, Oficinas de Desenho, Origami e do Naruto, gincana de abertura dos animes, palestra sobre “Criação do mundo” e exibição do desenho “One punch man”.

Fotos: Eliete Fonseca