Segunda-feira, 10 de dezembro de 2018 | 02:38

Pinheiral - 05/12/2018 | 17h37m

Assistência Social de Pinheiral emite carteira do idoso

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos está emitindo a carteira do idoso. O Estatuto do Idoso, válido para homens e mulheres com 60 anos ou mais e que tenham renda igual ou inferior a dois salários mínimos, garante a gratuidade ou desconto mínimo de metade do valor de passagens interestaduais (trens, ônibus e barcos).

Para conseguir a gratuidade nesses casos, é necessário tirar a Carteira do Idoso. O documento é emitido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, através das secretarias municipais de assistência social.

A carteira vale em todo país por dois anos, contando a partir da data de expedição. Depois é preciso renová-la. Para obter sua Carteira do Idoso, o cidadão deverá fazer parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Para isso, deverá comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou no Setor do Cadastro Único e preencher um requerimento.

Na ocasião o idoso deverá apresentar um documento pessoal com foto (RG ou Carteira de Trabalho, por exemplo), comprovante de residência e documento de familiares com foto, caso resida com eles.

As empresas de transporte estão limitadas à concessão de gratuidade a apenas dois idosos com renda inferior a dois salários mínimos; os demais devem ter desconto de no mínimo, 50% do valor do bilhete.

Mas não basta estar de posse da Carteira do Idoso. É preciso respeitar algumas regras para conseguir gratuidade e descontos. É necessário por exemplo, obter a passagem com até seis horas de antecedência para viagens de até 500km de distância e com até 12 horas de antecedência para distâncias acima de 500km.

Qualquer duvida o idoso deve procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social nos telefones: (24) 3356-3084 ou CRAS I telefone: (24) 3356-5689 - Rua Manaus, 77, Parque Maíra, CRAS II telefone:(24) 3356-4068 - Rua Manoel Torres, 157, Cruzeiro II. Cadastro Único (Bolsa Família) telefone: 3356-5869 - Rua Siqueira Campos,107- Centro.