Segunda-feira, 10 de dezembro de 2018 | 01:49

Piraí - 05/12/2018 | 17h39m

Projeto de Robótica se classifica para competição internacional

A Robótica do município tem muito o que comemorar. Duas equipes do projeto se preparam para representar o Brasil em nível internacional após saírem vitoriosas do Torneio Nacional. Os participantes foram recepcionados no fim da tarde de segunda-feira, 3, na prefeitura.

O Torneio Nacional de Robótica aconteceu no último final de semana em João Pessoa na Paraíba. As equipes de Piraí conquistaram o 1º lugar na categoria "Viagem ao Centro da Terra" - nível 2 (equipe Android: Cauã Campos e Henrique César) e 2º lugar na categoria "Resgate de Alto Risco" - nível 2 (Equipe Skynet: Raul Rodrigues e Cauan de Oliveira).

"A equipe vem crescendo junto e é muito gratificante ver o crescimento deles, como eles encontram as saídas e aprendem juntos. Esse é o espírito que tentamos transmitir, se um ganha, todos ganham juntos", disse Chefe de divisão de estudos e Pesquisas do Departamento de Robótica Leonardo Rosa Vieira.

"Eu venho acompanhando todas as competições e estou muito orgulhoso com o que esses meninos vem fazendo. Todo o trabalho feito aqui, com a iniciativa e apoio da prefeitura, o interesse de todos e dos meninos que participam, é tudo que temos a agradecer, disse o avô de um dos participantes Luiz Henrique.

Esta é uma conquista inédita para o município já que o projeto teve início neste ano e se prepara para receber sua segunda turma no ano que vem. O projeto une a tecnologia e a educação, despertando nos alunos o interesse em outras áreas como Matemática, Física, Lógica de programação, trabalho em equipe, entre outros.

Segundo o Secretário de Ciência e Tecnologia Osni Silva, a expectativa é de até 2020 Piraí possa ser referência em Robótica na Educação. "Apesar do pouco tempo de instalação do projeto, sabíamos que colheríamos bons resultados, mas fomos além do esperado, colocando nosso nome entre outros tradicionais em competição logo na estréia e vamos ampliar ainda mais", disse Osni.

O prefeito Dr. Luiz Antonio destacou que investir em tecnologia é uma característica da cidade que avança cada vez mais no conceito de Cidade Inteligente. "Piraí tem um aparato neste conceito, mas agora evoluímos para tornar a tecnologia uma política pública que irá dialogar com todos os setores, como Saúde, Segurança, Desenvolvimento Econômico e mais ainda a Educação. Nossa ideia é que todos tenham acesso a este universo e trabalhamos para que todas as unidades da Rede Municipal de Ensino tenham a tecnologia e robótica associada ao processo educacional, disse o prefeito.

Foi anunciada também a inauguração em breve do Centro de Inovação Tecnológica, que será uma estrutura de suporte de desenvolvimento do conhecimento em tecnologia. A meta é que as aulas de Robótica estejam presentes em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino.

"Esta é a primeira vez que participo de um evento como esse e foi uma experiência muito legal. Aqui aprendemos muita coisa que vai além da Robótica, como trabalho em equipe, soluções criativas para passar algum obstáculo e também fazemos amizade. É uma experiência que fica para a vida", disse o aluno do projeto João Henrique.