Segunda-feira, 10 de dezembro de 2018 | 02:30

Matérias - 06/12/2018 | 08h15m

Educação trabalha para atender vagas nas creches

Itatiaia
As obras dos novos Centros de Educação Infantil dos bairros Vila Maia, Jardim Itatiaia e Vila Flórida, que vão oferecer vagas para creches estão em fase final e dentro dos próximos meses os serviços realizados pela prefeitura serão entregues à população. A previsão é que a inauguração aconteça ainda no primeiro semestre de 2019.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, juntas as novas unidades de ensino disponibilizarão uma média de 120 vagas cada para crianças em idade de creche e conforme explica a coordenara de Educação Infantil, Lúcia Helena Carvalho as vagas serão preenchidas pelas crianças inscritas na Chamada Escolar.
- As creches fazem parte da Educação Infantil. A Chamada Escolar é realizada todo ano e os pais podem inscrever seus filhos na Unidade Escolar mais próxima de suas casas. Posteriormente essas creches encaminham a relação total dos interessados para a Secretaria Municipal de Educação, que dá continuidade ao processo encaminhando para a Assistente Social da Secretaria, que realiza entrevistas com os pais - disse.

Para o preenchimento das vagas, a Secretaria segue a resolução 03/2017 do Conselho Municipal de Educação (CME) que fixa normas para o ingresso dos alunos nas Unidades Escolares de Educação. A avaliação, obedecendo as normas, é realizada por uma Assistente Social da Secretaria, após entrevistas com os pais ou responsáveis.

Os critérios estabelecidos no artigo terceiro da resolução, prioriza as crianças em situação de violação de direitos, crianças com deficiência, a classificação socioeconômica da família e as crianças que os responsáveis legais comprovadamente trabalhem.

- As entrevistas que começaram, tem por objetivo identificar as crianças que estão dentro dos critérios estabelecidos pela da  resolução 03/2017 do Conselho Municipal de Educação e atendê-las com prioridades - explicou a Diretora do Departamento de Educação Básica da Secretaria, Diene Motta.

A diretora explica ainda que atualmente cerca de 380 famílias aguardam por uma vaga. Diene Motta reforça ainda que além das novas unidades, a demanda também vem sendo atendida pelas unidades em funcionamento.
- A Secretaria está empenhada em atender toda a demanda. Novos Centros de Educação estão sendo construídos, mas é importante lembrar ainda que temos no município em funcionamento outras unidades que oferecem vagas de creche. Conforme são disponibilizadas vagas nessas unidades, as crianças cujo os pais passaram pela entrevistas e atendem os critérios, são chamadas de acordo com a classificação - frisou. 

A Assistente Social da Secretaria de Educação, Elisângela Marcelino, reforça que a Secretaria não exclui crianças do direito a vagas na creche.
- O objetivo da Secretaria é atender a demanda gradualmente com qualidade e segurança, porém os critérios estabelecem prioridades e garantem qualidade nos serviços prestados a essas crianças em desenvolvimento. É importante frisar também que a Secretaria trabalha em Rede com a Justiça, com o CREAS e com o Conselho Tutelar, órgão de direito de defesa da criança em do Adolescente em situação de risco - salientou.

Sobre visitas domiciliares, Elisângela Marcolino conta que não existe e que as famílias são chamadas para as entrevistas que acontecem na sede da Secretaria.
- Não são realizadas mais visitas domiciliares. A finalidade da Secretaria não é burocratizar e nem criar entraves que venha impedir o acesso das crianças às creches, mas sim fazer o trabalho de forma séria e responsável - finalizou.

 A Secretaria Municipal de Educação funciona na Rua São José, 210, fundos. O telefone de contato é (24) 3352-6741 ou (24) 3352-6742.

Foto: AESCOM/PMI