Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | 05:07

Matérias - 10/12/2018 | 07h30m

Educação premia alunos por desempenho na OBMEP

Porto Real
O Palácio Municipal 5 de Novembro recebeu os alunos do 4º e 5º anos das Escolas Municipais: José Ferreira da Silva; Maria Hortência Nogueira; Sebastião Barbosa de Almeida e Professora Eliana Provazi, contemplados na Olimpíada Brasileira de Matemática 2018 (OBMEP).

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras e tem como objetivo estimular o estudo da matemática, contribuindo para a melhoria da Educação Básica e identificando talentos na área de estudos. As provas aconteceram no dia 30 de outubro em todo território nacional.

“É motivo de muito orgulho para nossa cidade ver o desempenho e o interesse de nossos alunos numa avaliação tão importante como essa. Parabenizo os profissionais da educação e os alunos que só conferem ao ensino credibilidade e competência”, enfatizou o prefeito Ailton Marques, presente ao evento.

A coordenadora do Sistema de Gestão Escolar, Rigelda Maria da Silva, enumerou os alunos e profissionais de educação envolvidos. “Em Porto Real participaram 590 estudantes. Entre eles, nove se destacaram, sendo quatro alunos do 4º ano da Escola Sebastião Barbosa: Erick Moura Barbosa; José Carlos Varela Domingos; Pedro Lucas de Oliveira Rocha e Thiago Alves Medeiros. Referente ao 5º ano da Escola José Ferreira da Silva, foram cinco contemplados: Camila Landim Moreira; Emily Carvalho Paulino; Luiz Henrique de Oliveira Medeiros; Marcela Carvalho de Oliveira e Maria Eduarda da Silva Moreira. Esses alunos tiveram as melhores notas e receberam certificados e prêmios da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo”, destacou Rigelda.

“Essa foi a primeira vez que a OBMEP contemplou os estudantes desse período escolar. Acreditamos que participar da OBMEP é uma forma de incentivar a dedicação de nossos alunos aos estudos da matemática, estimulando o desenvolvimento do raciocínio lógico e de problematização. Além disso, através da OBMEP, acontece a promoção da inclusão social através da difusão do conhecimento", explicou o secretário de Educação, Cultura e Turismo, Robson Paulino da Silva, presente à ocasião.

Foram também homenageados os diretores das escolas municipais participantes: Mercedes França Ramos (José Ferreira da Silva); Nívia Antunes (Professora Eliana Provazi); Maraísa Reis (Sebastião Barbosa de Almeida) e Edvan Nunes (Maria Hortência Nogueira). Receberam ainda homenagens as professoras responsáveis pela aplicação da prova da OBMEP aos alunos vencedores: Renata Machado Garcia Dias e Priscila da Silva Frias (José Ferreira da Silva) e Carmen Emília Monteiro Benedito (Sebastião Barbosa de Almeida).

Foto: PMPR