Terça-feira, 22 de janeiro de 2019 | 16:37

Matérias - 04/01/2019 | 07h58m

Com a chegada das férias, Resende orienta sobre febre amarela

Resende
Com a chegada das férias escolares, quando as famílias costumam aproveitar o período de descanso viajando, a prefeitura, através da Superintendência Municipal de Vigilância em Saúde, está fazendo um alerta à população sobre a importância da vacinação contra a Febre Amarela e os riscos de contrair a doença em locais onde houve casos confirmados da doença.

Para evitar o contágio, a Superintendência orienta as famílias a se vacinarem com, no mínimo, dez dias de antecedência da viagem e ressalta que o município recebe doses regulares e controladas da vacina para atender à população, disponibilizando o serviço, de forma rotineira, em todas as unidades de saúde do município. Após o recesso de fim de ano, a partir do dia 2 de janeiro, o Centro Municipal de Imunização está vacinando os interessados todas as terças e quintas-feiras, de 8 às 14h, sem intervalo para almoço.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Carolina Bittencourt, a maior incidência da doença costuma ocorrer entre os meses de dezembro e maio, período com maior incidência de chuvas, quando aumenta também a proliferação do vetor que transmite a Febre Amarela. A infecção acontece quando uma pessoa que nunca contraiu a doença ou não tomou a vacina, é picada por um mosquito infectado.

Além de ressaltar a importância da vacinação, a Superintendência também está orientando os moradores e visitantes que não podem tomar a vacina, sobre as medidas preventivas que devem ser tomadas para ficar livre da doença. Entre elas estão manter o uso diário de repelente, em especial nos braços, pernas e pés; instalar mosqueteiros sobre a cama e telas nas portas e janelas; usar roupas de mangas compridas e calças; evitar visitar zonas de floresta ou lugares com grandes áreas de matas.

Além disso, alerta o órgão, é importante procurar imediatamente uma unidade de saúde (posto, hospital ou UPA) ao primeiro sinal de início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas e no corpo, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza.

Confira os horários e postos de vacinação:
Segunda-feira

Barra III - de 8 às 12h
Vicentina/S. Amaro - de 8 às 12h
Clínica da Família - de 8 às 12h
Cabral - de 8 às 12h
Serrinha/Capelinha - de 8 às 16h
Cidade Alegria (UBS) - de 8 às 16h
Eng. Passos - de 8 às 16h
Nova Alegria - de 13 às 16h

Terça-feira
Barra I - de 8 às 16h
Jardim Alegria - de 8 às 16h
São Caetano - de 8 às 16h
Surubi - de 8 às 12h

Quarta-feira
Morada da Barra - de 8 às 16h
Baixada Olaria - de 8 às 16h
Cabral Alambari - de 8 às 16h
Paraíso - de 13 às16h

Quinta-feira
Cidade Alegria (USF) - de 8 às 16h
Itapuca - de 8 às 16h

Sexta-feira
Barra II - de 8 às 12h
Morro do Cruzeiro - de 10 às 16h
Mauá - de 10 às 16h
Novo Surubi - de 8 às 16h
Liberdade - de 13 às 16h

Zona Rural
(Fumaça, Pedra Selada, Bagagem, Rio Preto, Jacuba) - de segunda a sexta-feira, de 8 às 16h

Fotos: ASCOM/PMR