Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | 21:01

Porto Real - 20/01/2019 | 21h27m

Procon inicia o ano com registros positivos

O PROCON, Departamento da Procuradoria Geral do Município, iniciou as atividades do ano de 2019, com registros positivos nos atendimentos aos consumidores residentes no município além dos da cidade vizinha, Quatis, efetuados ao longo de 2018. Foram realizados mais de 2.400 atendimentos no órgão, número que corresponde a uma média de oito recepções, por dia, contabilizando 97% dos casos, solucionados e o restante, encaminhado para o Poder Judiciário. Desse total, mais de 20% corresponde aos atendimentos de pessoas oriundas de Quatis. 

Segundo dados do PROCON, que realizou atividades integrando entidades e organizações com o objetivo da efetivação dos direitos dos consumidores, ao longo do último ano, entre as empresas e prestadoras de serviços campeãs de reclamações, estão a companhia elétrica, que presta serviço de energia na região; serviços telefônicos móveis (que correspondem a 30%); e diversos, como defeitos em produtos eletrônicos, problemas com garantia estendida e com cartão de crédito. O órgão ainda realiza, mediante denúncias, fiscalizações em loco em empresas e estabelecimentos comerciais do município, aplicando penalidades, quando necessário. O telefone de contato do Procon é (24) 3353-4128.

Para 2019 o órgão pretende retornar com o serviço de Livro de Reclamações, situados nos comércios e intensificar as fiscalizações nos estabelecimentos

Segundo o diretor do PROCON, Douglas Ávila, em geral, as reclamações são solucionadas de maneira imediata. “Quando o consumidor se sentir lesado por alguma empresa ou estabelecimento que presta serviço para ou no município, o consumidor pode entrar em contato pelo e-mail: procon@portoreal.rj.com.br; ou ainda pelo contato telefônico”.

O diretor analisa a atuação em 2018 como muito produtiva e com resultados acima dos esperados. "Atingimos todas as nossas metas do ano e para 2019 temos novos objetivos.”

Atendimento
O Procon funciona de segunda a sexta-feira de 8 as 17h, na Rua Hilário Ettore, 535, Centro. O consumidor que for fazer a reclamação deve estar munido de identidade, CPF e contrato da empresa ou prestadora de serviço reclamada.