Sábado, 20 de abril de 2024 | 02:00

Quatis - 06/02/2019 | 09h22m

Nova ambulância vai reforçar atendimento de emergência

A Secretaria Municipal de Saúde, acaba de alugar uma ambulância para reforçar o atendimento de emergência. O atendimento de emergência é realizado pelo Hospital São Lucas, através de um convênio entre a prefeitura e esta instituição filantrópica. Com ano de fabricação 2015, e veículo da categoria van/furgão, a nova ambulância foi encaminhada terça-feira, 5, ao hospital.

De acordo com o prefeito Bruno de Souza (MDB), além desta van, “o município vai manter outra ambulância, da frota da prefeitura, de prontidão para atender o mesmo hospital, quando houver necessidade”. Alugada pelo período de 12 meses junto à empresa Master Remoções Ltda, através de uma licitação realizada no dia 22 de janeiro passado, a nova ambulância ficará 24 horas no Hospital São Lucas, incluindo sábados, domingos e feriados.

O veículo é equipado com maca, cilindro de oxigênio, suporte para soro, além de uma maleta com equipamentos voltados à prestação dos primeiros socorros, entre eles, estetoscópio adulto e infantil; aparelho ressuscitador; colete imobilizador; prancha para imobilização da coluna; maleta de medicamentos; frascos de soro fisiológico; compressas cirúrgicas; pacotes de gazes e cateteres para oxigenação e aspiração de vários tamanhos.

O prefeito destacou que a locação da ambulância tem como objetivo “ampliar a parceria da Secretaria Municipal de Saúde visando melhorar os serviços de pronto-socorro prestados à população”.

O convênio para o atendimento de emergência foi assinado entre a prefeitura e a APAMIQ (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Quatis), entidade mantenedora da unidade hospitalar. No segundo semestre do ano passado, o Hospital São Lucas havia recebido uma ambulância nova do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), cujas chamadas são realizadas pela população mediante ligações gratuitas para o telefone 192.

- Nosso compromisso é trabalhar sempre para melhorar cada vez mais a eficiência do atendimento médico em Quatis, da assistência ambulatorial à assistência de pronto-socorro, passando pela saúde preventiva, neste último caso principalmente através do Programa Saúde da Família. Temos ampliado o convênio com o Hospital São Lucas. Além do atendimento de emergência, o atendimento com médicos especialistas passou a ser feito na unidade no ano de 2017. Agora, com uma nova ambulância, cujas dimensões são bem mais amplas, tornamos realidade outro passo importante visando prestar uma assistência de qualidade à população quatiense - disse o prefeito.

Pelo contrato assinado entre a prefeitura e a empresa Master Remoções Ltda, o valor do aluguel mensal da nova ambulância do Hospital São Lucas será de R$ 8.995,00, totalizando um investimento de R$ 107.460,00 no ano de vigência da contratação. Em menos de seis meses, este foi o quinto veículo anunciado pela prefeitura com objetivo de atender os serviços de saúde.

O reforço na frota da saúde beneficiou o Programa TFD (Tratamento Fora do Domicílio), que recebeu dois veículos para transportar pacientes que realizam tratamento médico em unidades especializadas de outros municípios. Os outros dois veículos foram a nova ambulância do SAMU e a camionete destinada às ações de vigilância em saúde, ambos liberados em Brasília através de gestões coordenadas em Brasília pelo deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD).