Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019 | 05:39

Matérias - 09/02/2019 | 19h31m

Centro Municipal de Artesãos oferece cursos de artesanato

Barra do Piraí
O Centro de Artesanato Municipal atua há 20 anos no município confeccionando diversos produtos artesanais. Antigamente, as fabricantes tinham suas atividades expostas em barracas na Praça Nilo Peçanha, onde os materiais eram vistos e comprados pela população. Após o Carnaval, elas retornam com os cursos de artesanato. Vale a pena conferir e ganhar uma renda extra com os seus artigos. 

Hoje, funcionando no bairro Matadouro, o local possui 36 artesãs e de acordo com a funcionária Ana Cristina Novaes, as matérias primas são compradas com o próprio dinheiro para serem confeccionados os materiais. “Só o prédio é da prefeitura as outras eventualidades são das operárias”, acrescentou.

Todo trabalho de artesanato é feito à mão e em cada fabricação, podem ser usados diferentes produtos, como linha, barbante, tecido, tinta, pincel, madeira, MDF, jornal, entre outros. O projeto também conta com cursos de reciclagem em garrafa pet, crochê, tricô, trabalhos com feltro e pintura em tecido, que voltarão a ser ministrados após o carnaval. Sendo assim, os produtos podem variar de R$ 6 até R$ 100.

“Em vista de anos anteriores, o número de visitação ainda é pouco, mas para fazer parte do Centro de Artesanato é bem simples. É só ir ao local, fazer sua inscrição e ter um tempo disponível uma vez por semana, na parte da manhã de 8h30min às 13 horas; ou na parte da tarde, de 13 às 17 horas”, completa Ana Cristina.

Se você deseja fazer uma visitação gratuita ou uma doação, o funcionamento é de segunda à sexta-feira, de 8h30min às 17 horas, e no sábado, de 8h30min às 12 horas. O Centro de Artesanato Municipal fica localizado na Rua Luis Barbosa, 200, no bairro Matadouro.

Foto: PMBP