Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019 | 04:56

Matérias - 09/02/2019 | 19h38m

HGJ recebe alunos do curso de Medicina da Estácio

Angra dos Reis
A partir de segunda-feira, 11, 30 alunos da primeira turma do curso de Medicina, do campus da Universidade Estácio de Sá, começam suas aulas práticas no Hospital Geral da Japuíba (HGJ). Numa cerimônia realizada na manhã de sexta-feira, 8, na unidade hospitalar, os representantes do município deram as boas-vindas aos universitários.

- O HGJ é um hospital de media para alta complexidade, que atende aproximadamente, 9 mil pacientes por mês. Além disso, mensalmente realizamos cerca de 600 internações e 300 cirurgias. Para isso, contamos com 700 funcionários, entre 120 médicos, 100 enfermeiros e 280 técnicos de enfermagem. Tenho certeza que aqui os alunos de medicina terão uma ótima oportunidade de crescer em sua carreira - frisou o secretário hospitalar.

O secretário de Saúde também participou deste momento marcante, tanto para a saúde quanto para a vida acadêmica dos alunos da primeira turma do curso de Medicina de Angra.

- Este é um momento muito importante para nossa cidade, para o HGJ, para a saúde pública e para os estudantes que a partir de agora, vão se deparar com pessoas que vem a um hospital em busca de respostas. Só posso desejar sucesso nesta nova etapa da vida acadêmica de vocês - destacou o secretário de saúde.

O secretário executivo de Saúde e diretor técnico do HGJ deu um importante conselho aos futuros médicos:

- Agora vocês universitários, sairão das letras e chegarão de fato aos pacientes. Eu desejo que vocês façam tudo com muito amor - disse o médico.

O prefeito, mesmo cumprindo uma agenda fora, fez questão de enviar uma mensagem aos estudantes por vídeo.

- Queria dizer que o HGJ está de portas abertas para que vocês que serão médicos formados em breve, possam fazer o treinamento que precisam e aprender as técnicas mais avançadas para cuidar da saúde de quem precisa - destacou o prefeito, ressaltando que é uma honra tratar a saúde pública com tanta responsabilidade.

O coordenador do curso de Medicina da Estácio de Angra explicou que a propedêutica, atividade que leva os universitários para o HGJ, é dividida em três momentos durante a semana; um que acontece no campus pela manhã e duas tardes (segundas e quartas-feiras) que acontecem no cenário prático.

- No HGJ os universitários vão aprender as bases de conversa com os pacientes, coleta de histórias e também como fazer os exames físicos de todos os sistemas. Esse é um período muito importante na formação do aluno de medicina - explicou.

Os universitários, que fizeram uma visita nas instalações do Hospital Geral da Japuíba, comentaram sua expectativa para este novo passo na formação acadêmica.

- Este é o momento mais esperado da faculdade, pois aqui no HGJ teremos contato verdadeiro com os pacientes - ressaltou a angrense Vitória Lopes, de 21 anos.

Clara Vilela, 20 anos, de Volta Redonda, descreveu estar esperançosa com a nova experiência.

- A expectativa está grande, para começarmos a aprender na prática tudo aquilo que estudamos na sala de aula - disse a universitária.

Também acompanharam a cerimônia, o vice-prefeito de Angra, o secretário de Desenvolvimento Econômico, o secretário executivo de Indústria, Comércio e Serviços, a diretora do campus da Estácio em Angra dos Reis e o coordenador nacional do curso de Medicina da Estácio.

Foto: SC/PMAR