Sexta-feira, 23 de agosto de 2019 | 03:53

Matérias - 09/02/2019 | 19h44m

Pacientes do CAPS participam de oficina de máscaras carnavalescas

Itatiaia
O CAPS - Centro de Atenção Psicossocial iniciou sexta-feira, 8, uma oficina de máscaras carnavalescas. O curso, voltado para as pessoas atendidas pela unidade, acontecerá durante três sextas-feiras (8,15 e 22), de 9 às 11h, na Casa da Cultura, Centro.

Conforme explica a diretora do CAPS, Aline Siqueira, as máscaras produzidas serão usadas no baile de carnaval que acontecerá na sede do CAPS no próximo dia 27, de 9 às 13h30min.

- Estamos preparando uma linda festa de carnaval para todos que participam do CAPS. Esse evento acontecerá na nossa sede e contará muita música de carnaval e brincadeiras. A festa começará com um café da manhã e logo depois iniciaremos o baile. No final será servido um almoço - disse Aline.

A coordenadora explica ainda que a festa será aberta para os familiares dos pacientes.

- Os familiares também estão convidados para participar conosco. Temos a família como uma parceira no cuidado dos pacientes, principalmente no trabalho de resgate da autoestima e da cidadania. Procuramos inserir sempre a família em todas as etapas do tratamento como nas confraternizações - frisou

O Centro atende semanalmente cerca de 80 usuários. Entre eles dependentes químicos de álcool, outras drogas e pacientes com transtornos mentais.

Para iniciar o tratamento na unidade o paciente passa por uma triagem e em seguida recebem o atendimento indicado, com consultas médicas, apoio psicológico e social.

Como extensão do tratamento o CAPS também oferece atendimentos individuais e em grupos. O quadro técnico do Centro é composto por profissionais das áreas de assistência social, enfermagem, além de contar com psicólogos e médicos.

Foto: AECOM/PMI