Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | 18:21

Matérias - 18/02/2019 | 06h22m

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil realiza evento em Ipiabas

Barra do Piraí
Acontece terça-feira, 19, a partir de 13 horas, o encontro “Ação Contra o Trabalho Infantil”, promovido pela Secretaria de Assistência Social da prefeitura. O evento ocorre na Escola Municipal Jorge de Freitas Tinoco. A proposta tem como objetivo divulgar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e reforçar a participação da população, assim como a sensibilização ao trabalho precoce e discussão sobre as suas desvantagens.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que faz parte da Política Nacional de Assistência Social, luta contra a exploração de crianças e adolescentes e possui diversas ações intersetoriais, que se somam pela garantia de direito de crianças e adolescentes. O trabalho infantil em Ipiabas, foi identificado pelo Peti e o Centro de Referência em Assistência Social do Centro (Cras), e entre as atividades irregulares, estão o trabalho rural.

De acordo com a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), o Peti é um programa que compreende transferências de renda; trabalho social com famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontram em situação de trabalho. “O termo ‘trabalho infantil’ refere-se às atividades econômicas ou atividades de sobrevivência, remuneradas ou não, realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos; ressalvada a condição de aprendiz a partir dos 14 anos”, explicou a psicóloga e coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Tatiana Correa.

O programa realiza intervenção social, com o propósito de complementar o trabalho com as famílias, prevenindo a ocorrência de situações de risco e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários através da convivência. “A vivência plena da infância é essencial para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças, impactando diretamente na construção de uma vida adulta saudável. O que acontece nesta etapa do desenvolvimento, pode gerar traumas irreversíveis”, comentou Tatiana, acrescentando que qualquer pessoa pode denunciar o trabalho infantil, procurando o Conselho Tutelar ou ligando para o Disque 100, do Governo Federal.

Banner: PMBP