Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | 13:04

Quatis - 20/02/2019 | 12h41m

Quatis realiza ações contra dengue nas escolas municipais

Prosseguem quarta-feira, 20, as atividades de prevenção contra a dengue, promovidas nas escolas municipais através do Programa Saúde na Escola. O Programa Saúde na Escola é realizado entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Educação. Iniciadas na manhã de terça-feira, 19, as atividades fazem parte da Campanha de Enfrentamento de Arboviroses no estado do Rio de Janeiro, cujas ações foram recomendadas pelo Ministério da Saúde nas unidades de ensino do país.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde na Escola no âmbito da prefeitura, Fabiane da Fonseca Braga, a programação visa principalmente reforçar junto aos estudantes, professores e profissionais de ensino os procedimentos que devem ser tomados para evitar a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya. A maior incidência da formação de focos do mosquito costuma ocorrer entre outubro e abril, “motivo pelo qual as ações de prevenção estão sendo reforçadas no município”.

Na manhã de terça-feira, a programação marcou as atividades de prevenção no CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias (bairro Nossa Senhora do Rosário) e Escola Municipal Maria Helena Rafael De Elias (Centro), às 7 e 13 horas. Quarta-feira, 20, nos mesmos horários, a campanha será realizada nas escolas municipais Henry Nestlé (São Benedito), Julieta Sampaio, Pessoa de Barros (ambas no Centro), Carlos Campos de Faria (Falcão), Anésia Alves de Oliveira (São Joaquim), Benta Pereira (Joaquim Leite) e Irmã Elizabete Alves (comunidade quilombola de Santana).

As ações nestas datas e horários se destinam aos estudantes do ensino fundamental. Com relação às crianças das fases de educação infantil e do ciclo de alfabetização, haverá atividades especiais voltadas a estes segmentos da rede municipal de ensino quarta-feira, 20, no CIEP de Quatis; nas escolas Julieta Pereira Sampaio, Henry Nestlé e Victória dos Prazeres (Jardim Pollastri), além das quatro escolas situadas na zona rural do Município.

- A maneira mais indicada para diminuir os riscos da dengue é mesmo a prevenção, através da eliminação de todo e qualquer objeto com água parada como por exemplo, garrafas velhas, pneus, latas e outros recipientes. Nesta época do ano, o volume de água costuma ser maior devido à maior quantidade das chuvas, daí uma atenção maior que deve ser direcionada aos cuidados contra a proliferação do mosquito transmissor da doença. Estamos indo mais uma vez às escolas municipais com objetivo de orientar os estudantes e chamá-los para que sejam multiplicadores das orientações para evitar a formação dos focos - disse Fabiane da Fonseca Braga, a coordenadora do Programa Saúde na Escola em Quatis.