Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | 18:32

Porto Real - 20/02/2019 | 12h44m

Porto Real realiza reunião e debate segurança no município

A Secretaria de Ordem Pública foi a sede da 1ª Reunião Ordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Estiveram em pauta os assuntos referentes à segurança pública no município. Na ocasião foram apresentados pelo 37º BPM os últimos índices da criminalidade na região, bem como alguns dados relevantes como a implantação do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), o aumento do número de viaturas e atuais necessidades do batalhão, entre outros assuntos.

“Estamos unidos com as forças de segurança pública em prol da população. Por isso, não mediremos esforços para buscarmos soluções eficazes no que diz respeito a esse assunto de tamanha relevância para a promoção da qualidade de vida e bem-estar geral em nossa cidade. Tendo em vista essa nossa preocupação, manifestamos total interesse em aderir ao PROEIS. Em dezembro do ano passado enviamos um ofício ao comandante geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o coronel Luis Cláudio Laviano, onde elencamos o que acreditamos que atenderia nossa atual demanda no que diz respeito ao efetivo de policiais militares nas ruas”, declarou o prefeito Ailton Marques, que esteve presente na reunião.

O secretário de Ordem Pública, Elias Vargas, presente ao encontro, enfatizou a importância do planejamento estratégico em parceria com as forças de segurança. “Em todo estado verificamos que existem números alarmantes relacionados à violência, ao uso de drogas e à criminalidade em geral. Então estamos traçando estratégias que visam o combate e a redução desses índices. Estamos abertos a promoção de uma gestão participativa, em que as sugestões são muito bem-vindas. Com apoio de todas as autoridades envolvidas, através do levantamento de dados, bem como das circunstâncias onde acontecem os crimes, com certeza a atuação de todos será muito mais eficaz”, disse Elias.

O comandante do 37º BPM, tenente coronel Bueno, enumerou as últimas melhorias promovidas na região. “O ano passado, em março de 2018, a região possuía 14 viaturas, agora atuamos com 26. Só a 3ª Cia, que compreende Porto Real e Quatis, ganhou mais três automóveis. Estamos empenhados e contando com o auxílio de todos para promovermos melhorias ainda mais significativas”, disse o tenente coronel, que na ocasião apresentou o novo comandante da 3ª Cia do 37º BPM, o tenente Flávio.

Estiveram também presentes à reunião: a vereadora Fernandinha, o subprocurador geral do Município, Jarbas José dos Santos, que também é presidente do Conselho Municipal do Conselho da Criança e do Adolescente; representantes do Conselho Tutelar, do Conselho Comunitário de Segurança; da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal.

PROEIS
O Ofício da prefeitura é de nº 520/2018/Gabinete do Prefeito e solicita a presença de dez policiais militares no horário de 10 às 22h. O objetivo é que atendam as seguintes localidades com os respectivos números de profissionais: Avenida Dom Pedro II – Centro (4); Avenida B – Freitas Soares (2); Rua Hilário Ettore – Centro (1); Novo Horizonte (1); Village (1); Fátima (1).