Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | 01:52

Matérias - 25/02/2019 | 16h45m

Quatis realiza mutirão de limpeza contra dengue

Quatis
Uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde com a Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos do município vai coordenar a realização de um mutirão de limpeza contra dengue segunda e terça-feira, dias 25 e 26, a partir de 9 horas.

Este mutirão acontecerá pelas ruas, avenidas e praças do Centro. A medida amplia as ações de prevenção para diminuir os riscos de proliferação do mosquito transmissor da doença, cujos focos costumam aumentar nesta época do ano, em que o volume de água se torna maior devido às constantes chuvas.

A Secretaria de Saúde está solicitando aos moradores do Centro que nos dias de realização do mutirão, coloquem o lixo no portão de suas residências ou estabelecimentos comerciais para que os detritos possam ser recolhidos pelos caminhões da Secretaria de Obras.

Devem ser priorizados todos os objetos que costumam acumular água parada, entre eles, pneus velhos, tambores não utilizados mais, latas velhas e garrafas. Agentes de saúde começaram a percorrer as vias públicas do Centro visando informar as famílias sobre a realização do mutirão.

- Tudo o que está ao alcance da prefeitura para tentar impedir a formação de focos do mosquito transmissor da dengue continue sendo feito de forma permanente. Mas precisamos lembrar que a luta contra a doença não é apenas do poder público, mas de todos moradores e segmentos organizados da sociedade. Se uma pessoa adotar os cuidados contra a doença, mas o vizinho não tiver essa atitude, todo e qualquer esforço pode se tornar em vão. É importante que as famílias do Centro fiquem atentas ao mutirão de limpeza de segunda e terça-feira, colaborando com a prefeitura na eliminação dos recipientes que costumam acumular água parada - disse o prefeito Bruno de Souza (MDB).

Ao longo das últimas semanas, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações preventivas contra a dengue devido à intensidade das chuvas. Entre as ações realizadas neste período, estiveram o reforço nas visitas domiciliares feitas de forma permanente pelo Serviço de Vigilância Sanitária e Ambiental do município, através das quais os agentes orientam os moradores, distribuem materiais informativos e eliminam recipientes com água parada; a realização de atividades educativas nas escolas municipais por meio do Programa Saúde na Escola; e a distribuição de folhetos informativos promovida na manhã de sexta-feira, 22, na Praça Teixeira Brandão, além das operações de limpeza promovidas diariamente nos bairros da área urbana.

Os números da Organização Mundial da Saúde mostram a gravidade da dengue, “daí a importância de prevenir a ocorrência de focos e a proliferação do mosquito transmissor”. De acordo com a OMS, entre 50 e 100 milhões de pessoas são infectados todo ano pela doença em 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Anualmente, a doença é responsável, segundo ainda a Organização Mundial da Saúde, por 550 mil internações hospitalares e 20 mil óbitos.

Foto: PMQ