Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | 23:44

Matérias - 25/02/2019 | 17h02m

Padaria Escolar abre inscrições

Pinheiral

A Secretaria Municipal de Educação abriiu as inscrições não só para os alunos da rede pública, mas também para a comunidade para participar gratuitamente do “Curso em Panificação”. As inscrições estão abertas a partir de segunda-feira, 25, até sexta-feira, 1º. Interessados devem comparecer na Padaria Escolar com seus documentos de identidade e CPF de 07h30min às 11e de 13h30min às 17 horas, na Rua Nini Cambraia 22, Centro. O objetivo é oferecer aprendizagem e meios que venham a disponibilizar a inserção social e novas oportunidades no mercado de trabalho.

Iniciado em dezembro de 2018, o Projeto “Padaria Escolar” é resultado de reflexão e de estudos realizados por integrantes da Secretaria Municipal de Educação visando oferecer uma alimentação mais adequada, saudável e de qualidade, aos escolares atendidos pelo Programa de Alimentação Escolar do município, assim como o desenvolvimento de meios para sustentabilidade socioeconômica dos adolescentes.

Através dela, as crianças e adolescentes, podem participar de aulas de educação culinária na área de panificação, recebendo orientações sobre higiene pessoal com manipulação de alimentos, receitas e preparos de diversos tipos de produto na área de panificação, como: pães, biscoitos e bolos que serão ofertadas no desjejum e lanche das escolas e creches municipais. O objetivo é que a partir desse ano sejam oferecidas em média 3.500 refeições por dia pelo projeto.

O nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Fernando Cabral, explicou sobre o curso gratuito que está sendo oferecido para beneficiar novos alunos e também moradores. “O curso em panificação visa qualificar mão-de-obra para atuar em padarias, confeitarias, supermercados, redes de varejo e indústrias do setor, seja na formação de novos profissionais ou na qualificação daqueles que atuam nos segmentos embasados num conhecimento prático ou empírico que permitirá uma formação sistêmica”, disse.

CURSO - O projeto “Padaria Escolar” visa atender de forma efetiva e sistemática alunos em situação de vulnerabilidade, risco e exclusão social. Inicialmente, as vagas serão disponibilizadas para os períodos matutino e vespertino. Para a seleção serão adotados critérios prioritários, sendo o primeiro para alunos da rede municipal de ensino, que deverão ter 15 anos ou mais e ser aluno da EJA (Educação de Jovens e Adultos). O segundo é para alunos da rede Estadual e Federal de Ensino e o 3º critério é para a comunidade em situação de vulnerabilidade.

O curso conta com disciplinas ofertadas na modalidade presencial, com abordagens teóricas e práticas. O aluno deverá cumprir a carga horária de 30 horas, de acordo com a matriz curricular que prevê disciplinas como matemática, Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Projeto de Desenvolvimento em Panificação. As aulas acontecerão em turmas que serão iniciadas a partir do dia 11/3.

Foto: PMP