Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | 09:48

Quatis - 12/03/2019 | 04h58m

Procedimentos em unidades médicas e odontológicas passam de 90 mil

As unidades e programas coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde registraram 90.902 procedimentos de setembro a dezembro do ano passado. O balanço inclui os procedimentos feitos pelas quatro unidades do Programa Saúde da Família, que somaram 30.060.

As informações também fazem parte do levantamento sobre os serviços prestados à população nas unidades médicas e odontológicas durante o terceiro quadrimestre do ano passado. Todos os números deste relatório foram apresentados aos moradores da cidade numa audiência pública promovida há menos de duas semanas, pela prefeitura, através da CGM (Controladoria Geral do Município).

Para o prefeito Bruno de Souza (MDB), “o número de procedimentos na rede pública de saúde no Município mostra que a administração municipal vem garantindo o atendimento aos moradores, desde a prevenção de doenças ao atendimento de emergência, passando pela assistência com médicos especialistas, assistência odontológica, realização de exames, atendimento pediátrico e tratamento em unidades especializadas de outros municípios, entre outros serviços”.

Ele frisou que, no período correspondente ao balanço de procedimentos nas unidades e programas (setembro a dezembro de 2018), a prefeitura realizou investimentos na saúde pública acima do percentual mínimo estabelecido pela constituição federal (15%). O índice aplicado no setor chegou a 17,24% das receitas, ou seja, R$ 6.260.428,90.

- A saúde continua sendo considerada uma prioridade em nosso governo, motivo pelo qual o volume de investimentos alcançou nos quatro meses finais do ano passado cerca de R$ 805 mil a mais do montante que, por lei, o município deveria aplicar. Sabemos que precisamos avançar ainda mais no setor, até porque as demandas são muitas na área da saúde pública. O poder público resolve um problema, e logo aparecem outros. No entanto, a quantidade de procedimentos constatados nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2018 demonstram claramente que continuamos priorizando o setor - disse o prefeito.

Instituição filantrópica responsável pelo atendimento de pronto-socorro e a assistência prestada por médicos especialistas, através de um convênio com a Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital São Lucas (foto) registrou o maior número de procedimentos no último quadrimestre de 2018: 42.270, incluindo as internações. Já o Programa Saúde da Família, que tem cinco equipes atuando no município, uma delas encarregada da assistência aos moradores de Falcão e São Joaquim, ficou em segundo lugar, com 30.860 procedimentos. O atendimento odontológico registrou 3.534. Neste caso, o balanço apresenta a quantidade de serviços prestados no Centro Odontológico e no gabinete instalado no CIEP Marciana Machado De Elias (Nossa Senhora do Rosário).

As outras unidades encerraram o terceiro quadrimestre do ano passado com os seguintes números de procedimento: Centro de Fisioterapia (3.235); Serviço de Vigilância Sanitária e Ambiental (2.437); Raio-X (2.185); Casa da Criança (2.130); Casa da Mulher (1.057); Academia de Saúde (914), Policlínica (231) e Programa TFD - Tratamento Fora do Domicílio (601 procedimentos no período).

 A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que, no que diz respeito ao atendimento da policlínica, a grande maioria de procedimentos com médicos especialistas foi direcionada ao Hospital São Lucas. Isso porque, no ano passado, a prefeitura ampliou o convênio entre a instituição hospitalar e a Secretaria Municipal de Saúde, inserido a assistência médica especializada aos pacientes.