Quinta-feira, 20 de junho de 2019 | 05:04

Quatis - 14/03/2019 | 10h03m

Começa na próxima semana a recuperação da ponte do bairro Pilotos

O prefeito Bruno de Souza (MDB) assinou a ordem de serviço para o início das obras de recuperação da ponte que liga o Centro ao Bairro Pilotos, sobre o Ribeirão dos Quatis. Uma das extremidades laterais da travessia cedeu no ano passado devido às chuvas, motivo pelo qual o tráfego de veículos na localidade passou a ser feito apenas em mão única.

Os serviços de melhorias na ponte vão se iniciar até a próxima semana e a previsão é de que os trabalhos estejam concluídos em 30 dias. O valor dos serviços de recuperação, que serão realizados com do município, se aproxima de R$ 14 mil.

A ponte se localiza na descida da Rua Pedro Monteiro, uma das vias transversais da Avenida Euclides Guimarães Cotia, principal acesso à cidade para os motoristas provenientes da Rodovia RJ-159. Essa travessia representa também um dos acessos para a estrada que liga a área urbana à comunidade de Joaquim Leite e ao distrito de Falcão, ambos localizados na zona rural. Antes da queda parcial de uma das cabeceiras, o tráfego na ponte era feito em mão dupla, por carros pequenos e veículos pesados.

O prefeito Bruno de Souza esclareceu que a administração municipal pretendia ter iniciado os serviços de recuperação, visto que o número significativo de motoristas que utilizam diariamente a travessia. No entanto, ele explicou que a prefeitura teve que cumprir diversos procedimentos administrativos, financeiros e jurídicos estabelecidos pela legislação visando contratar a empresa encarregada dos trabalhos.

“A administração pública precisa cumprir uma série de normas legais para contratar as empresas encarregadas de realizar as obras e serviços, sob pena de ser responsabilizada judicialmente. Muitas das vezes, estes procedimentos podem retardar o início de uma ação do governo, e nem sempre andam na velocidade que queremos. Reconhecemos que a recuperação da ponte do bairro Pilotos deveria ter começado, mas tivemos que obedecer estes procedimentos. O fato é que os serviços de recuperação da travessia vão começar nos próximos dias, assegurando dessa maneira a retomada e a segurança do tráfego nesta ponte para a circulação de veículos”, declarou o prefeito, acrescentando que a travessia tem quase 20 metros de cumprimento por cerca de dez metros de largura.