Quinta-feira, 20 de junho de 2019 | 04:37

Quatis - 14/03/2019 | 10h07m

Meio Ambiente visita escolas e inscreve alunos para Pedal Pelas Águas

Funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciaram nesta semana uma visita às escolas municipais com objetivo de ampliar a divulgação sobre a segunda edição do “Pedal Pelas Águas”, que será realizado em Quatis domingo, 24, a partir de 8 horas, em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março).

Durante as visitas às unidades de ensino, os servidores da pasta estão fazendo as inscrições dos estudantes interessados em participar do evento, cuja realização é do Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba, através de uma parceria com a prefeitura.

Os funcionários visitaram as escolas municipais Maria Helena Rafael De Elias (Centro), Carlos Campos de Faria (Falcão), Benta Pereira (Joaquim Leite), CIEP Marciana Machado De Elias (bairro Nossa Senhora do Rosário) e Henry Nestlé (São Benedito). Até a próxima semana, todas as outras unidades serão visitadas pelos servidores.

A Secretaria de Meio Ambiente esclarece que as inscrições para o Pedal Pelas Águas continuam sendo feitas também através do site bit.ly/2BrOK95 ou pessoalmente, nas próprias instalações da pasta, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. A Secretaria funciona no Centro Administrativo do município, no bairro Bondarowsky.

Realizada no ano passado em Quatis, a primeira edição do Pedal Pelas Águas contou com a participação de aproximadamente 160 ciclistas. O percurso deste ano será o mesmo de 2018, ou seja, a largada ocorrerá às 8 horas, na Praça Teixeira Brandão, de onde os ciclistas vão percorrer um trajeto de 3,5 quilômetros até a Ponte Francisco Fonseca, na região do Bom Retiro, que dá acesso ao distrito de Vargem Grande (Resende).

A secretária de Meio Ambiente de Quatis, bióloga Edna Azevedo, destacou a importância do evento, tendo em vista a necessidade de continuar conscientizando a população sobre o cuidado e o uso responsável da água enquanto bem comum para toda a humanidade. “A água representa um patrimônio de todos, mas pode acabar se o ser humano não tiver a responsabilidade de preservar este bem de valor infinito, utilizando-o de forma correta. O Pedal Pelas Águas visa conscientizar a população sobre os cuidados que devemos ter para com a água enquanto riqueza natural de importância primordial na sobrevivência humana”, disse.

Além de Quatis, o evento acontecerá no dia 24 de março nas cidades de Barra do Piraí, Barra Mansa, Levy Gasparian, Itatiaia, Mendes, Miguel Pereira, Paty do Alfares, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Resende, Rio das Flores e Rio Claro. Na véspera, dia 23 de março, o pedal acontecerá nos municípios de Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Outras informações sobre a realização do passeio em Quatis poderão ser obtidas pelo telefone 3353-2918 / ramal 1027.