Terça-feira, 19 de março de 2019 | 12:15

Pinheiral - 14/03/2019 | 10h09m

Pinheiral promove campanha “Não jogue lixo na rua”

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos está intensificando a limpeza da cidade e pedindo a colaboração da população para ajudar a manter a cidade limpa no período de chuvas. Na última terça-feira, 12, foram realizados serviços de roçada nos bairros Varjão e Colina, além de retirada de entulho no bairro Chalé. A partir de quarta-feira, 13, a equipe de roçada estará trabalhando no bairro Chalé.

O intuito é promover a conscientização da população sobre a manutenção da limpeza da cidade e dar início a “Campanha não jogue lixo na rua”, cidade limpa a responsabilidade é de todos.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Jaílson Rodrigues, pediu também a colaboração da população para colocar o lixo de coleta domiciliar nos dias e horários estabelecidos, para evitar com que, neste período de chuvas diárias e intensas, esse material possa ir parar nos bueiros, ocasionando alagamentos. “Temos visto nos noticiários enchentes em várias cidades do país. O descarte irregular de resíduos dificulta o escoamento da água da chuva. Acho importante, neste mês de março, de chuvas intensas, reforçar com a população a importância de colocar o maior volume de resíduos apenas nos dias em que o caminhão for passar e dentro das lixeiras, para evitar que as enxurradas arrastem os sacos”, disse.

Jaílson lembrou que recentemente a secretaria colocou novos latões de lixos em todos os bairros da cidade e alertou sobre a importância da população comunicar a Secretaria Municipal de Obras, para que a retirada de entulhos seja feita. A última remessa de coletores instalada foi feita na principal da Avenida Nilton Pena Botelho, entre os bairros Três Poços e São Jorge e também na Rua Helena Correa de Miranda, no Centro.

“É importante os moradores entrarem em contato com a Secretaria de Obras, quando forem colocar entulhos na rua, pois ajuda a gente a se organizar melhor para atender essa demanda e evita com que esse lixo vá parar nos bueiros da cidade”, concluiu Jaílson.

INFORMAÇÕES - Os moradores podem tirar suas dúvidas e obter outras informações sobre a retirada de entulho, pelos telefones: (24) 3356-3145 ou 3356-4558.

QUATRO PERIGOS DO DESCARTE IRREGULAR DE LIXO:

1. Debaixo d’água
Despejar resíduos em vias públicas pode entupir as “bocas de esgotos”- galerias pluviais que servem para escoar a água da chuva. Uma vez obstruída por acúmulo de lixo, elas impedem a passagem da água, provocando alagamentos e inundações.

2. Doenças e mais doenças
O acúmulo de lixo em terrenos ou em locais inapropriados, geram proliferação de pragas e vetores de endemias, podendo colocar em risco a saúde da população.

3. Desmobilidade
Restos de obras e entulho, sacos de lixo e demais resíduos dispostos em vias e calçadas atrapalham a circulação e dificultam a mobilidade urbana, além de formar um cenário ruim de ver e conviver.

4. Desequilíbrio ecológico
O solo é a camada superficial do planeta, nela habita uma diversidade de seres vivos essenciais para que o equilíbrio ecológico se mantenha. A contaminação acontece através do despejo incorreto de lixo. Resíduos industriais e agentes químicos presentes em alguns rejeitos se infiltram no solo, afetando fungos, bactérias e pequenos vertebrados presentes na terra. Além de tornar o solo infértil, essas toxinas podem chegar até o lençol freático, importante fonte de abastecimento de água.