Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | 23:34

Quatis - 17/03/2019 | 18h55m

Direitos da Mulher: ações educativas chegam a mais três comunidades rurais

Dando continuidade à programação especial pela passagem do Dia Internacional da Mulher (8 de março), que está sendo realizada ao longo deste mês, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, levará as ações educativas pela garantia dos direitos e o fim da violência contra a mulher para mais três localidades rurais da cidade. São elas: distrito de Falcão, comunidade de Joaquim Leite (foto) e assentamento de trabalhadores rurais irmã Dorothy. As atividades relacionadas ao Dia Internacional da Mulher em Quatis vão até dia 28.

No assentamento irmã Dorothy, as ações educativas vão acontecer na quarta-feira, 20, às 9 horas. Em Joaquim Leite e no distrito de Falcão, as atividades serão realizadas na quarta-feira, 27, às 10h30min e às 14 horas, respectivamente, na Escola Municipal Benta Pereira (Joaquim Leite) e no galpão da dona Isaura (Falcão).

Outras duas comunidades rurais também receberão as ações educativas em defesa da mulher, sendo uma delas, o distrito de São Joaquim e a outra, a comunidade quilombola de Santana. Os dias, horários e locais de realização das atividades em Santana e São Joaquim ainda serão divulgadas.

No caso da programação em todas estas cinco comunidades, as atividades pelo fim da violência contra a mulher são provenientes de uma parceria do CRAS do Centro (Centro de Referência de Assistência Social) e do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social). Os canais para o recebimento de denúncias relacionadas à violência contra a mulher e os direitos estabelecidos em lei para a população feminina do Brasil estão entre as orientações que serão transmitidas às moradoras destas comunidades pelos profissionais das duas unidades.

Os números preocupantes a respeito de agressões e assassinatos de mulheres no país ao longo dos últimos dois anos levaram a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos a priorizar este ano o enfrentamento desta questão nas atividades organizadas pela prefeitura durante o mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Só na semana passada, foram promovidas duas campanhas educativas, uma delas na comunidade de Santana e a outra na Praça Teixeira Brandão. Quinta-feira, 14, ocorreu uma roda de conversa direcionada às mulheres atendidas pelos programas sociais da unidade do CRAS do Jardim Independência.