Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | 19:25

Piraí - 17/03/2019 | 19h36m

Secretaria de Saúde antecipa dia "D" de combate ao mosquito

Agentes de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde realizaram sexta-feira, 15, palestras explicativas sobre o combate aos mosquitos transmissores da dengue, zika e chikungunya, para 17 turmas do CIEP 477 - Professora Rosa da Conceição Guedes, no Distrito de Arrozal.

A chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Ana Cristina de Souza Braga explicou que o evento foi realizado em antecipação ao dia “D” de prevenção da dengue, zika e chikungunya estabelecido para sábado, 16, pela Secretaria Estadual de Saúde.

“Escolhemos realizar a mobilização hoje devido à constatação de que é mais difícil reunirmos as pessoas para esse tipo de assunto nos finais de semana. Esse trabalho está sendo realizado no Ciep de Arrozal por se tratar da localidade onde foi encontrado o maior índice de criadouros do mosquito no Município”, destacou Ana Cristina.

O agente de combate a endemias, Jader Mariotti, disse que os alunos representam um público importante, pois além de “porem às mãos na massa” conseguem convencer seus pais e uma grande parcela da comunidade sobre as ações de prevenção à proliferação do mosquito.

“No último LIRAa - Levantamento de Índice Rápido para o Aedes, realizado no final de janeiro, o índice de infestação do Distrito de Arrozal ficou em 7%, mais que o dobro do índice de alto risco (3%)”, explicou Jader.

O aluno Kauan Davi, 13 anos, estudante do 8º ano, disse que a palestra foi muito boa e ficou surpreso com o problema das piscinas nas casas de veraneio. “A coisa é séria, mas muita gente não liga para o assunto, deixando copos plásticos, garrafas e outros objetos acumulando água nos quintais e servindo de criadouro pro mosquito. É muito triste ver que pelo descaso, o mosquito está ganhando essa parada”, afirmou Kauan.

Foram realizadas 6 palestras com a participação de mais de 300 alunos.