Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | 07:07

Porto Real - 17/03/2019 | 19h37m

Município intensifica ações de segurança e contra o bullying nas escolas

Uma parceria entre as secretarias municipais de Educação Cultura e Turismo (SMECT) e de Ordem Pública (SMOP) está aprimorando as ações de segurança dentro das unidades escolares e conscientizando sobre o combate ao bullying, prática discriminatória entre os alunos.

“Sabemos da importância da orientação devida aos profissionais de segurança e de educação, bem como sobre o diálogo com a comunidade escolar, peça fundamental para o aprimoramento dessas ações. Por esse motivo, estamos empenhados em mobilizar as entidades importantes nesse processo para que haja o fortalecimento das ações de combate ao bullying e outras formas de violência, através, principalmente da qualificação e da orientação profissional, através de palestras e também do treinamento de todos os envolvidos”, comentou o secretário de Educação, Cultura e Turismo, Robson Paulino.

Como fator de cooperação junto ao combate ao bullying, uma das principais causas de violência nas escolas, a Secretaria elaborou diversas atividades no calendário escolar ao longo do ano letivo. "No dia 5 de abril acontece o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, um momento de reflexão, quando vamos realizar diversas atividades sobre o assunto em todas as unidades escolares”, destacou o secretário.

O controle de acesso aos alunos também merece uma atenção especial em Porto Real.

O secretário de Ordem Pública, Elias Vargas, destacou o trabalho da Guarda Civil Municipal nas unidades escolares. “Todas as escolas possuem uma equipe de vigilância composta por porteiros, vigias ou guardas civis municipais, que são treinados e orientados constantemente. Vale destacar nossa preocupação em promover formações continuadas aos profissionais da Secretaria, sempre abordando assuntos importantes para a segurança dos estudantes e de todos os usuários das unidades escolares, principalmente sobre os cuidados referentes ao controle de acesso e fluxo de pessoas no interior dos prédios municipais”, explicou Elias.

A prefeitura conta com o apoio de diversas entidades e voluntários que colaboram na conscientização para tornar a escola um ambiente de paz. “Agradecemos a todos que nos auxiliam nas atividades, como palestras e bate-papos com os alunos, orientando e alertando sobre riscos e malefícios do álcool e drogas e ainda a respeito da promoção de uma cultura da paz e o respeito”, registra o secretário de Ordem Pública. “Visando o aprimoramento desses serviços, na próxima segunda-feira, 18, vamos nos reunir com representantes da Secretaria de Educação para elaborarmos novas ações de fortalecimento dessas políticas de segurança”, completou.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Ronei Soares, enumerou o quadro de profissionais que atuam nas unidades escolares. “Contamos também com as equipes que realizam a ronda escolar, ação em que os guardas civis municipais percorrem todas as unidades escolares com foco em períodos como os intervalos das aulas, entradas e saídas dos estudantes, a fim de evitarmos assim possíveis intercorrências”, concluiu o comandante.