Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | 08:43

Resende - 17/03/2019 | 19h39m

Segunda etapa do mutirão da saúde zera fila de ultrassonografia

Pacientes que aguardam na fila de espera por exames de ultrassonografia devem ficar atentos aos próximos dias. A partir de segunda-feira, 18, a Secretaria Municipal Saúde, dará início à segunda etapa do Mutirão da Saúde, contemplando diversos tipos de ultrassonografia. Os agendamentos serão feitos de segunda à quinta-feira, de 8 às 10h, na prefeitura.

O calendário do Mutirão prevê que na segunda-feira, 18, sejam agendados exames de ultrassonografia de abdômen total e de aparelho urinário. Na terça-feira, 19, os pacientes que aguardam pela ultrassonografia de articulação (inclui antebraço, braço, coxa, cotovelo, joelho, punho, mão, ombro, pé, perna e tornozelo) poderão fazer o agendamento. Quarta-feira, 20, é a vez de marcar ultrassonografia de mama e na quinta-feira, 21, transvaginal.

Após os exames programados, os procedimentos deverão ser concluídos em cerca de três meses, com exceção do exame transvaginal, cuja fila é maior. Quem optar por realizar a marcação deve levar somente o cartão SUS e encaminhamento médico, entrando no Centro Administrativo pelo acesso paralelo à Beira Rio.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, três profissionais por especialidade serão deslocados por dia para o atendimento através do Mutirão, que visa atender somente quem está na fila de espera, sem exceção. Assim como na primeira edição, os profissionais da saúde alertam a população sobre a ocorrência de pacientes que não aparecem para fazer exames marcados e ainda não avisam previamente, desperdiçando uma vaga que poderia ser aproveitada por outro paciente.

- Temos mais uma vez a oportunidade de zerar filas, assim como tínhamos na primeira edição do Mutirão, que contemplou angiologia, oftalmologia e gastroenterologia. Há uma mobilização interna muito grande para que a população possa comparecer em massa e agendar os exames, esperamos que aproveitem - disse o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Vieira.

Durante o período prévio ao Mutirão, as equipes da secretaria farão uma busca ativa para encontrar os pacientes que aguardam na fila, através do telefone ou com apoio de agentes de saúde, indo até as residências. Para isso, é fundamental que todos mantenham os dados pessoais atualizados nas próprias unidades de saúde, fazendo com que o trabalho seja efetivo.

Agendamento por Whatsapp
Aqueles que não puderem comparecer ao agendamento do Mutirão também podem fazê-lo através do Whahstapp da Saúde. O número de Whatsapp, que pode ser usado também para avisar previamente a ausência em exames ou consultas em geral, é o (24) 98839-7475. A alternativa é valida principalmente para aqueles que trabalham no horário estipulado para o Mutirão.