Sexta-feira, 26 de abril de 2019 | 01:31

Pinheiral - 17/03/2019 | 19h46m

Ednardo Barbosa pede interdição do DETRO em linha de ônibus

O prefeito Ednardo Barbosa, acompanhado pelo Secretário de Governo, Estanislau José Correa, participou de uma reunião com o presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro), o comandante Cleber Ribeiro Afonso e sua equipe, na sede do órgão, no Rio de Janeiro.

O objetivo foi solicitar a intervenção do órgão - que é responsável pelo controle e fiscalização da linha intermunicipal - para que sejam apuradas as inúmeras reclamações dos moradores que utilizam diariamente o transporte público que faz a linha entre as cidades de Pinheiral à Volta Redonda e à Barra do Piraí.

Não só melhorias para o cumprimento do horário estabelecido na linha realizada pela empresa, como também a avaliação sobre a possibilidade da redução da tarifa de ônibus, no trajeto entre Pinheiral e Volta Redonda - que é em torno de 15 quilômetros - foi solicitado pelo prefeito. Ednardo esteve também junto com a equipe do Detro, conhecendo o sistema de monitoramento que controla e fiscaliza simultaneamente e diariamente o serviço prestado por todas as empresas outorgadas pelo Governo do Estado nas linhas interestaduais, inclusive a de Pinheiral.

“A maior dificuldade que a gente recebe da população, é sobre o valor da tarifa. O comércio de outras cidades justifica isso para a não contratação dos moradores de Pinheiral. O outro fator é a questão dos horários, principalmente, os de pico, pois não há um reforço nos horários de entrada e saída dessa linha, falta o cumprimento do horário que resulta em ônibus lotados prejudicando a nossa população, nessa linha que tem uma concessão bem antiga junto ao Governo do Estado”, disse o prefeito.

O presidente do Detro convocou sua equipe e se comprometeu em avaliar os problemas relatados pelo prefeito para que as ações cabíveis possam ser aplicadas. “Prefeito, nós vamos rever isso. Temos uma tabela em que o Brasil inteiro utiliza, com mais de mil linhas, mas existem essas divergências e esse é o quarto município, que nesse pequeno período, esbarra no mesmo problema, principalmente, quanto ao valor das tarifas sobre os percursos”, disse.

GOVERNADOR - Desde o início da gestão, em 2017, o prefeito já participou de audiências públicas, bem como, reunião junto ao Governo do Estado cobrando melhorias nas linhas intermunicipais, sobre horário e melhores tarifas, novas licitações. Inclusive, o novo Governador, Wilson Witzel, iniciará reuniões regionais para atender e entender as demandas dos municípios, como data prevista ainda neste mês de março. O prefeito levará essa como uma das prioridades que precisam ser revistas no município.