Sexta-feira, 26 de abril de 2019 | 01:44

Pinheiral - 15/04/2019 | 07h13m

Ednardo Barbosa anuncia Unidade de Saúde no Varjão

Não só ideias e o planejamento de ações futuras foram discutidos na “IX Conferência Municipal de Saúde de Pinheiral - Democracia e Saúde”. O prefeito Ednardo Barbosa Oliveira, anunciou novos investimentos que fará na área: a construção de uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) no bairro Varjão, a abertura de uma clínica municipal oftalmológica e a adequação salarial de Agente Comunitário de Saúde com a do Agente de Endemia - que teve proposta enviada para a Câmara Municipal.

No município, a conferência que aconteceu durante todo o dia de sábado, 13, no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, com a presença do deputado federal, Alexandre Serfiotis, do prefeito do Município de Piraí, o Dr. Luiz Antonio da Silva Neves, do pároco de Pinheiral, o padre Clésio Vieira, da Vice-Prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia dos Santos e do vereador, Magno Vicente, representando a Câmara Municipal de Pinheiral. Com foco em resgatar pilares como igualdade de direitos, a equidade para o acesso e a integralidade do cuidado que serviram para fundação do Sistema Único de Saúde (SUS), foram promovidas discussões sobre o tema e ainda palestras ministradas pelo prefeito do município de Piraí, o Luiz Antonio da Silva Neves e pela psicóloga, Lilian Carvalho Varela.

“É com alegria realizamos a conferência junto com lideranças da comunidade e representantes do Executivo como o prefeito de Piraí, Dr. Luiz Antônio, que também veio contribuir compartilhando o seu conhecimento como palestrante na nossa Conferência Municipal e também do deputado federal, Alexandre Serfiotis, que é o ‘deputado da Saúde de Pinheiral’, pois sem sombra de dúvidas ele é o que mais ajudou a Saúde do município. Por isso, aproveito para anunciar a construção da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) no bairro Varjão, por autoria de emenda dele, assim como, o projeto de reforma do Hospital Municipal. Hoje temos um microonibus rodando em Pinheiral, transportando pacientes de hemodiálise, que também é graças a emenda do Alexandre. Poderia citar o dia todo, a ajuda dele não só na Saúde, mas também na Educação como a creche que está sendo construída no Cruzeiro. Não adianta só por para construção, mas principalmente na hora da liberação do recurso, pois tem que ir à Brasília, bater na porta e marcar reunião senão o recurso não chega aqui. E, foi com a ajuda do Alexandre”, disse Ednardo.

Além de fazer uma retrospectiva dos principais investimentos na Saúde, o prefeito aproveitou para anunciar outra novidade para os profissionais de saúde da rede.

“Mandamos também na última semana para a Câmara Municipal, o Projeto de Lei que equipara o piso salarial do Agente Comunitário de Saúde com a do Agente de Endemia. Está lá para ser avaliado pela Câmara, para que a partir desse ano a gente possa estar cumprindo com a questão do piso. Em 2009, fui secretário de Saúde e fico feliz hoje, em reencontrar tantas pessoas com que trabalhei. Sei o quanto é importante reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS) e as parcerias, pois a gente não caminha sozinho. Temos avançado nesses últimos dois anos, Temos o nosso aparelho de ultrassom no Hospital Municipal, o Raio-X Digital, completamos 100%de cobertura odontológica nas unidades da Saúde da Família, recuperamos vários veículos, temos duas novas vans que fazem tratamento fora do domicílio, o ônibus que foi uma aquisição de emenda do deputado Alexandre e, ainda está para chegar uma caminhonete para a Vigilância Sanitária, - que também é fruto de emenda dele. Além disso, vamos inaugurar no aniversário da cidade um consultório de oftalmologia para voltar a fazer cirurgia de catarata dentro do município. Tenham certeza que, estamos juntos com os profissionais de saúde e o Conselho Municipal de Saúde, trabalhando incansavelmente para melhorar cada vez mais a Saúde de Pinheiral”, anunciou.

O deputado destacou que está empenhado na busca de mais projetos, como a criação no Estado dos primeiros Centros Especializados em Transtorno do Espectro Autista e, um deles é para que seja implantado em Pinheiral.

“Essa semana na ‘Marcha dos Prefeitos’, o prefeito Ednardo esteve lá e fomos ao Ministro da Cidadania, Osmar Terra. Semana passada foi o Dia do Autismo e colocamos uma lei na Câmara, pois garante uma série de direitos, mas não prevê de onde virão os recursos. Os munícipios acabam ficando com essa reponsabilidade e sofrem com a questão dos recursos. Por isso, enviamos em abril um projeto de Lei para garantir com que os recursos venham da União e para que as políticas públicas sejam instaladas nos municípios. Nessa segunda-feira estaremos no Ministério da Saúde, junto com ele, para dar inicio ao um projeto para a criação de Centros Especializados em Transtorno do espectro Autista para garantir que esses recursos venham do Governo Federal. Vamos dar um pontapé inicial pelos municípios de Pinheiral e Miracema”, disse o deputado.

“Quero parabenizar pela realização da conferência em Pinheiral e desejar que cada cidade possa discutir as suas realidades e tirar os representantes para as conferencias Estadual e Nacional - que é importante para construir esse sistema o mais democrático possível. Por isso, deixo os meus parabéns a esse município irmão de Piraí”, disse o prefeito de Piraí, Luiz Antonio.

O secretário de Saúde de Pinheiral destacou a importância do diálogo e da democracia. “Acho muito importante a gente conseguir recuperar a história do SUS e o poder de dialogar. Nesse momento de hoje, voltado para discutir a saúde e o futuro da nossa cidade, temos que dialogar e respeitar a democracia para conseguir avançar”, disse o secretário municipal de Saúde, Everton da Silva Alvim.