Sexta-feira, 26 de abril de 2019 | 01:35

Volta Redonda - 15/04/2019 | 07h26m

Meio Ambiente apresenta projetos para proteção de animais

A prefeitura está avançando na proteção animal. O prefeito Samuca Silva deve enviar, ainda este mês, dois projetos de lei para a Câmara de Vereadores que trata sobre o tema. Os detalhes finais dos dois projetos de lei foram acertados pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Maurício Ruiz, e pelo prefeito.

O primeiro projeto trata-se sobre a criação da Rede de Proteção e Defesa Animal e a obrigatoriedade em registro de identificação (microchip) em animais domésticos. Além de evitar o abandono animal e transmissão de doenças, a Rede também prevê fomentar ações para adoção responsável de animais abandonados.

O outro projeto de lei, que também será enviado ao Legislativo, é o que autoriza a prefeitura firmar convênio com ONGs e empresas privadas visando a defesa e o bem estar animal.

De acordo com o secretário Maurício Ruiz, o objetivo do governo municipal é proteger os animais.

“Vínhamos trabalhando há algum tempo na formulação da Política Municipal, ouvindo a sociedade civil e membros do Conselho Municipal de Proteção Animal criado em 2017 pelo prefeito. Colecionamos o que há de mais avançado no Brasil e que permitirá a criação de uma ampla rede pública de apoio aos defensores dos animais. Conseguiremos investir fortemente na educação pela guarda responsável. Clinicas participarão deste movimento e vários setores da prefeitura - disse o secretário.

Samuca Silva destacou que a medida vai evitar abandonos de animais e garantir o bem estar animal e da sociedade. “São projetos importantes. Temos ONGs realizando belos trabalhos na cidade e queremos também ajudar e fazer convênio para estimular esses trabalhos. Temos enorme carinho pelos animais e vamos fazer todo o possível para ampliar nossa rede protetora. Projetos similares foram aprovados em outras cidades e houve uma redução grande de abandono animal, principalmente por conta da identificação digital”, acrescentou o prefeito.